“INÉDITOS” – “DIDASCÁLIA” e “PORTUGAL TOURISM” – exercício dos alunos da ESAP – ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA do PORTO – HOJE, 26 de JULHO, às 21 horas, no MOSTEIRO de SÃO BENTO da VITÓRIA

Teatro – “INÉDITOS” COM NOTA ALTA

ineditos2 - II

Chama-se “Inéditos” o exercício dos finalistas da licenciatura em Teatro da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) que tem como palco o Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. O espectáculo é constituído por dois momentos: Didascália e Portugal Tourism.
“Didascália” resulta dos textos escritos e interpretados por Beatriz de Medeiros, Brígida de Sousa, Inês Cardoso, Inês Magalhães, Jéssica Soares, Fábio Martins, Paula Fonseca, Salomé Rodrigues e Sónia Salgado.
Os textos, que se inserem no âmbito da unidade curricular Atelier de Drama e Escrita Teatral, orientada pela docente e dramaturga Marta Freitas que também dirige “Didascália”, convidam o público a uma viagem pelas palavras “não-ditas”, sendo que a imaginação dos espectadores poderá aventurar-se na sua própria encenação.
Após um intervalo de 15 minutos, e tendo já como cenário os claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, é “Portugal Tourism”  que os finalistas da ESAP apresentam.
“Portugal Tourism”, escrito pelo dramaturgo Jorge  Palinhos e dirigido pelo encenador e professor Roberto Merino, faz dos espectadores meros turistas a quem é proporcionada uma viagem pelo espaço e pelo tempo de um lugar marcante da cidade.
O texto de Jorge Palinhos, recheado de subtil ironia, busca as marcas que representam a cidade e o país, as pessoas que habitaram e trabalharam no mosteiro ou aqueles que hoje o visitam.
A encenação de Merino, um chileno apaixonado por Portugal e pelo Porto, tem evidente beleza estética. Não há nenhuma barreira entre actores e espectadores, sendo que o “palco” também tem lugar para um teatrinho de “robertos”, daqueles que andavam de romaria em romaria,  dançarinos de grupo etnográfico e tocadores de concertina e realejo.
Além dos alunos finalistas da ESAP também participam Andrea Holland Vallejo, Elena Isa Izquierdo, alunas do Programa Erasmus da Escola Superior de Arte Dramática das Astúrias (Gigon), Cidália Santos, Martim Novais e Pedro Dias.
O último  espectáculo é  hoje, domingo, a partir das 21 horas, e o preço do bilhete é de 5 euros.

________

Para contactos ver:

http://www.tnsj.pt/home/contactos.php?intID=14&intSubID=27

Leave a Reply