SEMINÁRIO “A COMUNICAÇÃO POLÍTICA CONTRA-HEGEMÓNICA NO SUL DA EUROPA: MEDIA, DISCURSOS E ATORES POLÍTICOS, DIA 29 DE JULHO, ÀS 15h EM COIMBRA

Seminário “A comunicação política contra-hegemónica no Sul da Europa: media, discursos e atores políticos”, dia 29 de Julho de 2015, 15h00, Sala 1, CES-Coimbra.

11009101_915737685137809_7231724788707104617_n

Uma iniciativa no âmbito do projeto Alice CES (projecto de pesquisa coordenado por Boaventura de Sousa Santos e financiado pelo ERC-  Conselho Europeu de Pesquisa.

Enquadramento

Desde 2008 que se tem assistido a um debate crescentemente intenso entre as narrativas das causas da actual crise económica e financeira na Europa, bem como as das melhores políticas para a combater. Neste debate, os meios de comunicação social têm sido um local privilegiado para a legitimação das narrativas dominantes. Reconhecendo o campo informativo como uma arena marcada por disputas ideológicas, grupos políticos e de jornalistas têm criado progressivamente projectos de informação e de comunicação que pretendem dar voz a narrativas não-dominantes e/ou invisibilizadas. Este seminário pretende analisar e debater as diferentes estratégias e iniciativas de comunicação política contra-hegemónica que têm sido desenvolvidas a partir do Sul da Europa, no atual contexto europeu.

Intervenientes

Victor Marí Sáez (Professor e Investigador – Universidad de Cadiz)

Nuno Ramos de Almeida (Ex-editor-executivo no jornal i;fundador do AGIR e editor/apresentador do programa ‘Franco Atirador’)

Mauricio Hashizume (Jornalista; Investigador – Alice/CES)

Sandra Monteiro (Jornalista; diretora da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique)

Leave a Reply