DIAS 25 E 26, “A MENTIRA”, NO TEATRO DONA MARIA II, EM LISBOA

25 – 26 SET 2015

SALA ESTÚDIO – 21h30

Ciclo Recém-nascidos

Na abertura de cada temporada, o D. Maria II dedica um mês de programação da Sala Estúdio a novíssimos artistas e companhias de teatro de todo o país. São percursos artísticos inovadores que dão os primeiros passos, e que merecem ser vistos com a vitalidade e a esperança que só se encontram em quem acabou de nascer para o teatro.

 mentira680_257983584559010500e717

A autora de origem húngara, Agota Kristof, criou, na sua Triologia da Cidade de K, um enredo em que os protagonistas e as situações se reinventam constantemente, e no qual o percurso ficcional de dois irmãos gémeos — que a guerra acaba por separar de forma irremediável — é desmentido por mais ficção, até apenas um deles existir, porque o outro havia sido inventado.

Em II — A Mentira, espetáculo com texto e encenação de João Pedro Mamede, é apresentado este duplo protagonista como encenador de um espetáculo doentio, cujos maiores objetivos são a busca e a materialização de um irmão gémeo. A sobrevivência, a separação e a persistência da memória são os temas que atravessam este espetáculo d’Os Possessos, um dos mais recentes coletivos teatrais de Lisboa, constituído por quase duas dezenas de jovens artistas. Ao Ciclo Recém-nascidos trazem uma renovada compreensão da obra de Kristof, que pretende interrogar a literatura, a consciência do ator e os limites da ficção. Um espetáculo onde a experiência consiste em perceber a liberdade que se tem e aquela que se pode inventar.

 FICHA ARTÍSTICA

 a partir da trilogia romanesca de Agota Kristof

texto e encenação João Pedro Mamede

com Ana Amaral, André Pardal, Catarina Rôlo Salgueiro, Francis Seleck, João Pedro Mamede, João Vicente, Marco Mendonça, Maria Jorge, Nuno Gonçalo Rodrigues, Teresa Coutinho

música original Daniel Carvalho; cenografia Ângela Rocha; figurinos Gonçalo Quirino; luz Francis Seleck

colaboração Frederico Serpa, Guilherme Gomes, Mia Tomé, Rafael Gomes

produção executiva Nuno Gonçalo Rodrigues; produção Os Possessos

coprodução Artistas Unidos

Espetáculo estreado em março de 2015 no Teatro da Politécnica, Lisboa.

Leave a Reply