NA CASA DA MÚSICA, PORTO, DIA 25 DE OUTUBRO, 18H, POEMAS CANTADOS | CONCERTO DE APOIO AOS REFUGIADOS

Coro Casa da Música

Paul Hillier direcção musical

cm 25.10
Programa:

Claude Debussy Três canções

Paul Hindemith Seis canções sobre poemas de Rilke

Elliott Carter Musicians wrestle everywhere

Bernd Franke Rilke-Madrigale

Paul Hindemith Canções sobre textos antigos

Maurice Ravel Três canções

A Casa da Música está ancorada na sociedade e acompanha os movimentos sociais do nosso tempo.

A vaga sem precedentes de refugiados da região do Médio Oriente, em especial da Síria e do Iraque, e do Norte de África, em fuga da guerra e de perseguições religiosas e políticas, não deixa ninguém indiferente.

A Fundação Casa da Música associa-se à Comissão Portuguesa para os Refugiados (CPR), a quem entregará a receita do concerto do Coro Casa da Música, no próximo dia 25 de Outubro.

Autor de uma das mais expressivas linguagens musicais da actualidade e herdeiro da manipulação das harmonias como forma de transmitir as emoções expressas nos textos, numa linha que remonta ao renascentista Gesualdo, o compositor alemão Bernd Franke é uma figura central neste programa com um surpreendente conjunto de madrigais sobre textos de Rilke. A poesia do grande escritor alemão está igualmente em destaque num conjunto de canções de Paul Hindemith. A música coral de Debussy, Carter e Ravel completa um programa de inegável beleza e onde sobressaem ecos surpreendentes da grande tradição coral do renascimento e do período de ouro da polifonia.

Leave a Reply