TOMAR POSIÇÃO PARA SALVAR A SIERRA DEL DIVISOR, NO PERU por clara castilho

“Uma remota parte da floresta amazónica está sob grande ameaça.

A Sierra del Divisor, um vasto território de terras intocadas e lar de onças, pumas e uma ampla diversidade em flora e fauna, está sendo destruída por plantadores de coca e madeireiros ilegais. Entretanto, com apenas uma canetada, o primeiro-ministro peruano pode transformar a área em um Parque Nacional e assim salvá-la.

c1d74be24b2b4dff8c3bfe48138de55c
O projeto de lei para proteger a área depende apenas do primeiro-ministro Pedro Álvaro Cateriano, que pode sancionar a lei a qualquer momento. O problema é que, enquanto esperamos a decisão, este tesouro amazônico continua sendo destruído. Se o primeiro-ministro se posicionar contra a destruição ilegal da área, ele poderá inspirar outros políticos a proteger o planeta e dar um exemplo que vai impactar várias gerações futuras. Cabe a nós garantir que ele tome consciência disso.

De acordo com ativistas no Peru, Cateriano só irá fazer algo se souber que conta com o apoio da opinião pública. Por vinte anos, ambientalistas e grupos indígenas fizeram pressão para proteger esta área tão frágil; agora a Avaaz pode dar o empurrão final.

Clique no link abaixo para assinar a petição, que será entregue diretamente no gabinete do primeiro-ministro:

https://secure.avaaz.org/po/sierra_del_divisor_loc_imp/?bdkaGhb&v=66569

Sierra del Divisor é uma parte preciosa da Amazônia, lar de muitas comunidades indígenas peruanas e um dos lugares de maior biodiversidade do planeta. Mas o tempo está se esgotando. Madeireiros, garimpeiros e plantadores de coca ilegais estão destruindo essa região, e há rumores de construção de estradas, operações de petróleo e gás que ameaçam a biodiversidade.

Alguns críticos chegam a dizer que tornar a Sierra del Divisor uma reserva natural não será suficiente para impedir a extração ilegal, mas a designação de Parque Nacional é como abrir uma torneira: uma vez aberta, começa a jorrar recursos humanos e financeiros, regulamentações e fiscalizações mais rigorosas.

Estamos quase lá: desde 2006, conservacionistas, comunidades indígenas, funcionários do governo e do setor privado estão atuando para que a Sierra del Divisor seja protegida.

A comunidade da Avaaz sempre se une para proteger as nossas florestas. No ano passado, dezenas de milhares de membros fizeram doações para comprar e proteger uma área onde vivem alguns dos últimos orangotangos restantes do mundo. Agora vamos convencer o primeiro-ministro do Peru a assumir o papel de líder que o mundo precisa e a salvar esta terra majestosa.

Peru protela novo parque nacional para cadeia montanha única da Amazônia (The Guardian) (em inglês)
http://www.theguardian.com/environment/andes-to-the-amazon/2015/jul/29/peru-stalling-new-national-park-unique-amazon-mountain-range

Satélites mostram desmatamento em quase aprovado parque nacional peruano (Policy Innovations) (em inglês)
http://www.policyinnovations.org/ideas/commentary/data/00370

Atualização Sierra del Divisor: Chega o último estágio para criação de Parque Nacional Criação (Rainforest Trust) (em inglês)
https://www.rainforesttrust.org/news/sierra-del-divisor-update-final-stage-creating-new-national-park-reached/

Será que Sierra del Divisor vai se tornar o mais novo parque nacional do Peru? (Mongabay – Environmental News) (em inglês)
http://news.mongabay.com/2015/07/will-sierra-del-divisor-soon-become-perus-newest-national-park/ “

Leave a Reply