EDITORIAL –  UM PIPELINE A MAIS

logo editorial

O pipeline Keystone XL  foi planeado para transportar crude e betume do Canadá, desde a província de Alberta, até refinarias dos Estados Unidos, situadas  no Illinois e no Texas, e também até um centro de distribuição no Oklahoma, nos Estados Unidos. No total, deveria estender-se por mais de três mil quilómetros. Contra este projecto estiveram defensores do ambiente, que lutam pela causa do clima, e correlativas, como a biodiversidade e a saúde pública. Focaram os perigos para as regiões atravessadas pelo Keystone XL, e também dos que resultariam do incentivo a aumentar a produção na região de Alberta. Tendo em conta recomendações que foram feitas pelo secretário de estado John Kerry, sexta-feira passada, 6 de Novembro, Barack Obama resolveu rejeitar o projecto.

Contra ele estão os republicanos, entre os quais ainda há muitos que negam que as alterações climáticas se possam dever à acção humana, e elementos dos próprios democratas, que defendiam o projecto por acreditarem que iria permitir a criação de postos de trabalho e ter acesso a combustível mais barato. Entretanto, Obama parece querer salvaguardar a posição dos Estados Unidos nas negociações à escala mundial sobre os problemas do clima. Há quem saliente que ele é o primeiro líder mundial a rejeitar um projecto de grande dimensão por ter efeito negativo sobre o clima e o ambiente em geral.

Há fortes indicações de que realmente o Keystone XL teria efeitos ambientais muito pesados, e as vantagens quanto a empregos e custos não seriam as prometidas. Esperemos é que a esta medida não aconteça o mesmo que a outras posições importantes que Obama tem querido levar à prática, como na retirada de tropas de países estrangeiros, no campo da saúde ou na evacuação de Guantánamo; ou foram proteladas ad infinitum, ou anuladas por outras em sentido contrário. E que as empresas de variada dimensão sejam cada vez mais obrigadas a respeitar a saúde pública e o ambiente, nos Estados Unidos e no resto do mundo, de igual modo.

Propomos que acedam aos links seguintes:

http://www.bostonglobe.com/news/nation/2015/11/06/obama-kerry-make-statement-white-house/ZWnZttQwxeAOrOOppYy9CJ/story.html?s_campaign=email_BG_TodaysHeadline&s_campaign=

http://www.greenpeace.org/usa/global-warming/keep-it-in-the-ground/

http://www.theguardian.com/environment/climate-consensus-97-per-cent/2015/nov/09/by-rejecting-keystone-president-obama-cements-his-climate-legacy

http://www.democracynow.org/2014/11/17/naomi_klein_reject_keystone_xl_pipeline

 

Leave a Reply