STOP TTIP ENTREGA 3.284.289 ASSINATURAS A MARTIN SCHULZ – COMUNICADO À IMPRENSA

 

A Iniciativa Cidadã Auto-organizada (ICE) exige uma audição no Parlamento Europeu

Hoje, 9 de Novembro, o Presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz recebeu 3.284.289 assinaturas da parte da Iniciativa Cidadã (ICE) Auto-organizada Stop TTIP. Os representantes e activistas que estiveram presentes, pediram a Schulz que desse sequência a uma audição no Parlamento Europeu.

contagemfinalok

Durante um ano, a ICE Stop TTIP recolheu mais assinaturas do que qualquer outra iniciativa europeia de cidadãos. A 7 de Outubro de 2015, a totalidade das assinaturas foi simbolicamente entregue à Comissão Europeia em Bruxelas. “Constitui um importante sinal o facto de o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz ter aceite pessoalmente estas assinaturas”, declarou Michael Efler, membro da comissão da Iniciativa Cidadã Stop TTIP. “Estamos muito satisfeitos pelo facto de este protesto contra os acordos de livre-comércio ser recebido pelas instituições europeias. Apelamos a M. Schulz para que coloque em prática a promessa de transparência e democracia, advogando uma audição e um compromisso para com este problema junto do Parlamento Europeu e junto da Comissão Europeia”.

A aliança Stop TTIP que conta com mais de 500 organizações, conseguiu reunir três vezes mais assinaturas do que o necessário para uma ICE oficial. 23 países excederam o quorum, enquanto que, segundo as regras das ICE oficiais, apenas eram precisos sete países nessas condições. “Este grande sucesso mostra claramente a notável fortaleza da oposição ao TTIP e ao CETA em toda a Europa”, declarou Karl Bar, porta-voz da ICE.

A Iniciativa Cidadã Auto-orgnizada apela às instituições da União Europeia e aos Estados Membros para porem fim às negociações com os EUA sobre o TTIP e para não ratificarem o CETA com o Canadá. Foi lançada a 7 de Outubro de 2014, após a Comissão Europeia se recusar a registá-la como ICE oficial. A Comissão entende que uma ICE não pode conter pedidos negativos nem pode incidir sobre negociações em curso. A ICE Stop TTIP está neste momento a demandar legalmente a Comissão Europeia junto do Tribunal Europeu de Justiça.

Contacto Press-team Stop TTIP, press@stop-ttip.org

Baixe fotos da ação aqui: https://www.flickr.com/photos/eci_ttip/albums/72157660979483782

Últimos artigos

Leave a Reply

Discover more from A Viagem dos Argonautas

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading