UM FILME QUE RELATA O OFÍCIO DE “BENZEDEIRA” por clara castilho

O e-Museu MEMORIAMEDIA é um museu que expõe e partilha vídeos, documentários e estudos sobre manifestações culturais do património cultural imaterial – expressões orais, saberes, celebrações e práticas performativas. Um projecto que valoriza quer a singularidade das comunidades quer a diversidade e o diálogo intercultural.

A memória está viva quando se transforma, quando se associa a novos usos e contextos. A ambição deste e-Museu é contribuir para a difusão e transmissão da tradição oral e saberes associados.

Neste e-Museu pode navegar livremente, partilhar todos os vídeos, baixar documentos e arquivos sonoros. Apenas pedimos que mencione sempre o MEMORIAMEDIA quando utilizar os nossos conteúdos nos seus projetos.

Os conteúdos estão organizados em secções segundo critérios baseados nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do Património Cultural Imaterial.

transferir

Um dos assuntos que aí podemos encontrar é o das “Benzedeiras – ofício tradicional.”

Medicina popular.
Um filme sobre mulheres, comunidade, saúde, afeto, fé, tradição, organização popular, sustentabilidade.

Por meio de depoimentos e cenas do quotidiano das benzedeiras, o filme mostra detalhes das práticas realizadas por um grupo de mulheres da região de Rebouças e São João do Triunfo, a cerca de 200 quilómetros de Curitiba-PR, no sul do Brasil. A relação delas com a terra e seus frutos – raízes, cipós, folhas e demais “remédios do mato” – se dá numa área de terras comunitárias, cultivadas e cuidadas de maneira cooperativa. A partir daí, o filme mostra o processo de organização das benzedeiras e, com o apoio do Movimento Aprendizes da Sabedoria, a conquista do reconhecimento, com imagens poéticas e olhar que consegue se aproximar muito do universo retratado.

Direção: Lia Marchi.

Realização: olariacultural.com.br

 

 

Leave a Reply