Na Fundação Calouste Gulbenkian – Museu – até 1 de Fevereiro 2016 das 10:00 às 18:00 Os Magos do Oriente | Miniaturas da Colecção Calouste Gulbenkian

os magos do oriente

Os Magos do Oriente

Miniaturas da Coleção Calouste Gulbenkian

Museu Calouste Gulbenkian

Legenda:
Livro de Horas da família Ayala- Pinturas do Mestre do Ciclo de David no Breviário Grimani e oficina. Flandres, Bruges ou Gand, c. 1495-1505. Manuscrito sobre pergaminho, 223 fls.
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, inv. LA 128 © Fundação Calouste Gulbenkian/Foto: Catarina Gomes Ferreira

Sala de Arte Europeia: marfins e iluminuras, séculos X-XVI

Neste período de Natal, o Museu Gulbenkian vai apresentar uma dezena de livros de horas da sua coleção com representações da Adoração dos Magos dos séculos XV e XVI, provenientes de importantes centros de produção europeus, como Paris, Bruges ou Gand.

 A coleção de livros manuscritos reunida por Calouste Gulbenkian integra exemplares que são verdadeiros marcos na história da arte do livro, apesar de alguns destes exemplares terem sido afetados pelas inundações de 1967 ocorridas na região de Lisboa, em particular em Oeiras, no Os Magos do Oriente: Iluminuras da Coleção Calouste Gulbenkian período em que a coleção ainda se encontrava depositada no Palácio do Marquês de Pombal. Destaca-se a qualidade da iluminura e o cuidadoso exercício de construção dos fólios, cuja harmonia resulta do perfeito entendimento da relação formal e iconográfica que se estabelece entre a imagem e o texto.

Museu Calouste Gulbenkian

Sala de Arte Europeia: marfins e iluminuras, séculos X-XVI

Até 1 Fev 2016

Bilheteira

Entrada gratuita ao domingo

Encerra às terças

Leave a Reply