O DIREITO A OUVIR, COM IMPLANTES PAGOS PELO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE por clara castilho

Tomei conhecimento da petição “Temos o direito de ouvir com Implantes Cocleares pelo Serviço Nacional de Saúde – Gratuitamente!”, que convosco partilho.

3

“Somos duas pessoas, cidadã adulta com Deficiência Auditiva e portadora de Implante Coclear, também Pai de uma menina de 9 anos com Deficiência Auditiva e portadora de Implante Coclear. O Estado comparticipou a aquisição de um implante coclear, que lhes permitiram terem alguma audição, entretanto, neste momento anos mais tarde os aparelhos externos estão quase a avariar e a qualquer momento estarão sem ouvir. Segundo, há muitas outras situações em que o Estado não intervém com celeridade na troca de novos processadores de fala por falta de verbas fornecidas aos Hospitais através do Estado. Estima-se que haja cerca de 1200 portugueses com implante coclear e não podemos permitir que o Estado fique indiferente a isso ao deixar que uma criança ou adulto esteja sem ouvir, é como dar um doce para depois ser retirado à força o sentido da Audição essencial para o desenvolvimento da criança e integridade da pessoa adulta com Deficiência Auditiva integrados na sociedade ao longo da vida.

funcionamento-implante-coclear

Todos nós conhecemos, segundo a legislação portuguesa, que em Hospital público, o Estado Português diz que comparticipa integralmente a bilateralidade de Implante Coclear, porém isto não é verdade por falta de meios pois segundo o Hospital enquanto existir uma enorme de lista de espera de utentes para a primeira cirurgia de Implante Coclear, quer de crianças, quer de adultos, o Implante Coclear Bilateral está a ser dificultado a todos os que tem direito de usufruir através do Serviço Nacional de Saúde pela Constituição da República Portuguesa por não haver verba suficiente que suprimem as necessidades.

Queremos uma resposta consistente a este assunto, que o mesmo seja discutido e esclarecido de uma vez por todas em plena Assembleia da República de forma constar as condições dignas para qualquer cidadão português meios adequados para a rápida troca de processador de fala quando os mesmos avariarem e implementar o Implante Coclear Bilateral no SNS gratuitamente!

Assinado por uma cidadã adulta com deficiência auditiva, portadora de Implante Coclear unilateral e Pai de uma criança surda de 9 anos portadora de Implante Coclear unilateral.”

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79316

Leave a Reply