CADTM – GRÉCIA – ZOÉ KONSTANTOPOULOU: «A COMISSÃO PARA A VERDADE SOBRE A DÍVIDA GREGA SOFRE UMA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA POR PARTE DOS NOVOS PALADINOS DOS MEMORANDOS»

mapagrecia6 CADTM

arton12777-6197a

A ex-presidente do Parlamento helénico, Zoé Konstantopoulou, e dois dos membros da Comissão para a Verdade sobre a Dívida Grega – Georges Kassimatis, professor honorário de direito constitucional, e Leonidas Vatikiotis, economista e jornalista – apresentaram, em 22 de Dezembro de 2015, numa conferência de imprensa realizada na sede da Ordem dos Advogados, em Atenas, o trabalho efectuado desde 20/09/2015 pela Comissão, a sua actividade internacional e o plano de acção seguinte.

Zoé Konstantopoulou referiu os ataques a que foi sujeita recentemente a Comissão para a Verdade por parte do actual Governo. Chamou a atenção para o facto de o relatório preliminar da Comissão ter desaparecido do sítio web do Parlamento, para a forma como foi anunciado o fim do trabalho da Comissão – fazendo lembrar um autêntico «golpe de Estado» – e ainda para a entrada ilegal nas instalações da Comissão, bem como no seu próprio gabinete, por ordem do actual presidente do Parlamento, N. Voutsis. Acrescentou que tinha mesmo apresentado uma queixa judicial sobre esses acontecimentos.

«A Comissão para a Verdade sobre a Dívida Grega sofre uma caça às bruxas política vinda dos novos adeptos dos Memorandos», sublinhou Zoé Konstantopoulou, acrescentando que o regime, novamente fiel aos memorandos, adopta métodos autoritários e pratica actos intimidatórios sem precedentes. Zoé Konstantopoulou recordou também os comentários irónicos que o primeiro-ministro lançou recentemente da tribuna do Parlamento, quanto ao carácter odioso e ilegítimo da dívida.

Continuar a ler em:

http://cadtm.org/Zoe-Konstantopoulou-A-Comissao

 

________

 

Traduzido do grego para francês por Eleni Panoussi e Marie-Laure Veilhan; do francês para português por Rui Viana Pereira.
Revisão Maria da Liberdade.

http://www.zoikonstantopoulou.gr/interviews/press-releases/item/zwh-kwnstantopoylou-h-epitroph-alhtheias-dhmosiou-xreous-diwketai-politika-apo-tous-neomnhmoniakoys

Leave a Reply