The Metropolitan Museum of Art, é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Possui mais de 2 milhões de obras de arte que abrangem 5.000 anos de história e recebe mais de 5 milhões de visitantes por ano. Foi fundado em 1870 por um grupo de empresários, artistas e pensadores americanos que desejavam levar arte e educação sobre artes para o povo do seu país.
Foi aberto pela primeira vez em 1872 no número 681 da Quinta Avenida (681 Fifth Avenue). Em 1873 foi transferido para a Douglas Mansion (128 West 14th Street). Em 1880, o Met foi instalado em seu local atual no Central Park. Na época, era bem menor do que é hoje. Com o passar do tempo, o prédio recebeu novas alas que rodearam completamente a estrutura original. A fachada e entrada atuais foram completadas em 1926.
Um projeto arquitetônico que tinha o objetivo de tornar as coleções mais acessíveis ao público e úteis aos estudantes foi aprovada em 1971 e teve sua execução completada em 1991.
Actualmente o Metropolitan Museum possui a melhor coleção de arte Egípcia fora do Cairo e uma das melhores coleções de arte islâmica do mundo, além de milhares de peças em cristal e prata, armaduras, trabalhos Impressionistas e Pós-Impressionistas que encantam seus visitantes.
Disponibilizou parte de suas publicações para download gratuito. São 474 livros. As obras disponibilizadas foram publicadas entre 1964 e 2013 e compreendem todo o período da história da arte — ressaltando as características artísticas distintivas e influentes, classificando as diferentes formas de cultura e estabelecendo a sua periodização.
Além de estudos críticos, o acervo também contempla estudos biográficos de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Van Gogh, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Claude Monet, Rosa Bonheur, Georgia O’Keeffe, John Singer Sargent e Utagawa Hiroshige. Os livros estão disponíveis para download no formato PDF ou podem ser lidos on-line.