Na Gulbenkian – Auditório 3 – dia 4 de Março às 14:30 | Entrada livre
Os Cidadãos face à crise
Desafios e oportunidades para as cidades europeias
14:00-14:30 Registo
14:30-14:45 Abertura
Isabel Mota, Administradora, Fundação Calouste Gulbenkian
Christophe Bertossi, Diretor do Centro de Migrações e Cidadania do Instituto Francês de Relações Internacionais
14:45-15:00 Movimentos de cidadãos ativos: From refugees to beyond – the case of Hungary
Luca Laszlo, Especialista em movimentos populacionais informais, Fundação para o Desenvolvimento dos Direitos Democráticos, Budapeste
15:00-18:00 Austeridade e a crise dos refugiados: lições de 6 cidades Europeias
Moderador: Jan Willem Duyvendak, Universidade de Amesterdão
João Afonso, Vereador dos Direitos Sociais, Lisboa
Paulette Hamilton, Membro do Gabinete para a Saúde e Apoio Social, Birmingham (a confirmar)
Gergely Karácsony, Presidente de Züglo-Budapeste
Simone Kukenheim, Vereadora para a Educação, Juventude e Diversidade, Amsterdão
Maria Stratigaki, Vereadora para a Solidariedade Social e Igualdade, Atenas
Pauline Veron, Vereadora para a Democracia Local, Participação dos Cidadãos, Organizações da Sociedade Civil, Juventude e Emprego, Paris
A participação dos cidadãos tem vindo a ser desafiada por uma década de severa crise económica e financeira, que tem sido acompanhada por divisões nacionalistas e xenófobas que estão a dividir os europeus. Por outro lado, novas formas de participação cívica estão a surgir e a “crise dos refugiados” mobilizou milhares de cidadãos em toda a Europa. Quererá isto dizer que novas formas de cidadania estão a emergir deste contexto complexo? Como poderão as cidades europeias apoiar a sociedade civil a maior e melhor inclusão e participação?
Para debater estas questões, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Francês de Relações Internacionais organizam esta conferência, que junta representantes de seis cidades europeias com características multiculturais – Amsterdão, Atenas, Birmingham, Budapeste, Lisboa e Paris – para um debate sobre as diferentes vias que têm sido adotadas para tratar os desafios da cidadania.
Esta conferência integra o projeto The Making of Citizenship e é a primeira de um conjunto de eventos que contará com a presença dos representantes das autarquias locais destas cidades. O projeto resulta de uma parceria com a Universidade de Amesterdão, a Universidade de Warwick e a Rede Francesa de Institutos de Estudos Avançados.
Informações adicionais: migrations@ifri.org
Bilheteira
Entrada livre