EDITORIAL – Dias internacionais e outros que tais

 

logo editorialHoje é o Dia Internacional da Mulher.

Os argonautas sabem o que pensamos dos «dias internacionais». Todos os dias, as mulheres são seres humanos com os mesmos direitos e deveres que os homens – não se pode explorá-las, abusar da sua menor força física, acrescentar esforços e deveres aos que a Natureza lhes atribui e depois saldar as contas com um ramo de flores. Todos os dias, as mulheres, todos os seres humanos, devem ser respeitadas. Os «dias internacionais» são formas encapotadas de calar a má consciência.

Dia 8 de Março é um dia em que, ao longo dos séculos, aconteceram muitas coisas – em 1126, foi coroado rei de Leão. Afonso VII, o Imperador, filho de Raimundo, conde Borgonha e de D. Urraca, irmã de D. Teresa, mãe do nosso Afonso I. No não seguinte seria rei de Castela, proclamando-se em 1135, Imperador de toda a Hispânia, o que não era verdade, pois seu primo proclamara-se rei de Portugal e, por outro lado, grande parte da Península estava em poder dos Mouros. Na nossa modesta opinião, temos aqui um motivo de peso para que a Galiza não seja hoje um estado independente.

Em 1808, foi neste dia que a corte portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro, evitando assim a humilhação de ser aprisionada pwlos invasores franceses. Em 1911, verifica-se uma primeira acção de protesto a favor do voto feminino. Em 1916, Portugal entra implicitamente em guerra com a Alemanha ao «requisitar» todos os barcos germânicos fundeados em portos portugueses – o estado de guerra seria formalizado no dia seguinte com a declaração de guerra a Portugal   pelo estado alemão.

Imagem1Chamamos a atenção para os depoimentos que, sobre este tema, começamos hoje a publicar. Em 1918 ocorria o primeiro caso da pneumónica ou «gripe espanhol», a mais devastadora pandemia de que há memória. Em 1937, trava.se uma das mais duras batalhas da Guerra Civil . a Batalha de Guadalajara . Em 1971, a Acção Revolucionária Armada (ARA), ligada ao PCP, efectua um ataque   à Base Aérea de Tancos, destruindo diversas aeronaves militares.

 

Leave a Reply