ASSOCIAÇÃO DE COMBATE À PRECARIEDADE – PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – ESTADO GASTOU 415 MILHÕES DE EUROS EM ESTÁGIOS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

banners-tipo-site1

11 de Março de 2016

estagios_profissionais-300x172

Mais de 150 mil trabalhadores realizaram um estágio nos últimos dois anos. Nesse período, segundo os dados do IEFP, o Estado já despendeu 415 milhões de euros em transferências diretas para as empresas, que apenas têm de pagar de 20 a 35% do salários destes trabalhadores. Para os patrões, é possível hoje recorrer a um trabalhador licenciado por menos de 250 euros mensais.

Apesar deste enorme esforço, que beneficia empresas de forma indiscriminada (tanto a SONAE como uma micro-empresa em dificuldades podem utilizar a medida), a eficácia do estágios tem vindo a diminuir, com apenas 35% dos estagiários a ser contratado pelas empresas no fim do programa.

O problema do desemprego em Portugal não foi causado pela falta de formação dos trabalhadores, mas pelas políticas de austeridade que destruíram milhares de postos de trabalho. O apoio público à criação de emprego é um instrumento fundamental para a reversão das políticas de austeridade, mas não deve ser feito à custa da precarização das relações de trabalho. A maioria esmagadora dos estágios corresponde a um posto de trabalho e é utilizado pelas empresas como forma de subsidiar os salários destes trabalhadores. Defendemos que o Estado deve direcionar estas verbas para o apoio à contratação com direitos (contratos de trabalho) e investimento público.

________

Ver o original em:

Estado gastou 415 milhões de euros em estágios nos últimos dois anos

Leave a Reply