A COLUNA DE OCTOPUS – QUEM BENEFICIA COM OS ATAQUES SUICIDAS?

octopus1

ataques suicidas - I

 

Os atentados suicidas são uma arma de reivindicação política ou territorial, mas no caso do Daesh estes atentados fazem muito pouco sentido. 

A verdadeira questão é analisar quem beneficia com todos estes recentes atentados.

Todos nós nos lembramos dos kamikazes japoneses que durante a segunda guerra mundial esmagavam os seus aviões sobre os navios americanos para os destruir. Perdiam a vida por uma causa, fazia parte de uma táctica de guerra.

Os terroristas palestinianos também cometiam atentados “espectaculares” matando inocentes, mas tinham um objectivo: a libertação da Palestina.

Mais tarde os atentados suicidas continuaram a ser uma arma para reivindicar objectivos territoriais ou políticos.

K

Objectivos vagos dos actuais atentados. 

 

Nos recentes casos de atentados suicidas, os objectivos são vagos, não se percebe muito bem quais são as reivindicações e objectivos do Daesh.

No caso do Daesh, atribui-se os atentados suicidas a fanáticos religiosos que acreditam numa vida após a morte como mártires com histórias rocambolescas como virgens no paraíso.

Na realidade, tanto o Corão como os hadiths não referem qualquer evocação do suicida como forma de luta. Estes texto condenam o suicídio como forma de morte, sendo os seus autores condenados ao inferno.

Portanto a haver atentados suicidas, não o serão por motivos puramente religiosos. Então estes atentados reivendicam o quê? Um movimento político? A autonomia de um povo? A independência de um povo?

Nada disto…

Qual o beneficio directo de tais atentados suicidas?

Muito pouco, a não ser criar um medo generalizado nas populações ocidentais, em que qualquer pessoa pode ser morta inocentemente. Mas será esse o objectivo do Daesh?

 

ataques suicidas - III

 

Criar o medo nas populações ocidentais serve de alguma maneira os interesse do Daesh?

Tudos estes atentados não parecem ter qualquer retorno positivo para o Daesh.

Então, se não é o Daesh, quem beneficia com esta sucessão de atentados suicidas na Europa?

 

Temos de considerar várias hipóteses e questões para os explicar:

 

– Os combatentes do Daesh foram formados e financiados pelos Estados Unidos através da Arábia Saudita.

– Durante meses o Daesh foi combatido pela NATO por pequenos raids aéreos inofensivos, sendo que esta estava era preocupada em apoiar os “rebeldes” sírios, para destituir Bachar Al-Assad.

– Continua a ser um grande mistério, como é que os combatentes do Daesh conseguem tomar conta e continuar a produzir petróleo nas zonas conquistadas sem qualquer know-how?

– Como é que o Daesh consegue transportar o petróleo em camiões através do deserto sem ser incomodado pela vigilância satélite da NATO?

– Quem financia (realmente) o Daesh e que beneficia do petróleo produzido nas zonas por ele controlado?

– Como é que matar gente indiscriminadamente, sem serem reais alvo políticos, quando poderia ser feito, serve os interesses do Daesh?

– Porque é que a Alemanha nunca foi atingida?

– Porque é que os Estados Unidos não são atingidos (se exceptuar-mos o mal explicado 11 de setembro de há quinze anos)?

– Porque é que países como Portugal, Itália ou Grécia não são alvo de tais atentados?

– Porque é que invariavelmente está presente um passaporte que identifica os suspeitos?

– Porque é que alguns dos suicidas de Paris apenas se mataram a si próprios?

– Porque é que a polícia belga diz que Salah Abdeslam, o suposto cérebro dos atentados de Paris, está a colaborar com a polícia, quando estava pronto a morrer?

Leave a Reply