Assinala-se o Dia Mundial da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano centrado na diabetes. Entre outros objectivos, será lançado o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá “descrever o peso e as consequências da diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efectiva da diabetes”.
A epidemia da diabetes está a aumentar rapidamente em muitos países. Uma grande percentagem dos casos de diabetes podem ser prevenidos. A diabetes tem tratamento e pode ser controlada. A gestão da doença previne complicações. Estas são algumas das mensagens centrais da campanha, dinamizada a nível mundial pela OMS, e que pretende informar e sensibilizar a população.
É também sublinhado que muitos sectores da sociedade têm “um importante papel a desempenhar”, como é o caso dos governos, empregadores, educadores, sector privado, a comunicação social, mas também cada pessoa individualmente.
A OMS justifica:
-
A epidemia da diabetes está a aumentar rapidamente em muitos países, com o aumento documentado mais alarmante a verificar-se nos países de baixo e médio rendimento.
-
Uma grande percentagem dos casos de diabetes é evitável. Medidas simples de alteração do estilo de vida demonstraram ser eficazes para prevenir ou atrasar o início da diabetes tipo 2. Manter um peso corporal normal, praticar uma actividade física regular e fazer uma alimentação saudável pode reduzir o risco da diabetes.
-
A diabetes é tratável. A diabete pode ser controlada e gerida para evitar complicações. Aumentar o acesso ao diagnóstico, à educação auto-gerida e aos tratamentos comportáveis do ponto de vista dos custos são componentes essenciais da resposta.
-
Os esforços envidados para prevenir e tratar a diabetes serão importantes para se alcançar a meta mundial do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que visa reduzir em um terço a mortalidade prematura causada pelas doenças não transmissíveis (DNT) até 2030. Muitos sectores da sociedade têm um papel a desempenhar, designadamente governos, empregadores, educadores, fabricantes, sociedade civil, sector privado, comunicação social e as próprias pessoas.
A campanha do Dia Mundial da Saúde 2016 terá por objectivos:
-
Aumentar a consciencialização para a diabetes e para o seu desconcertante fardo e consequências, sobretudo nos países de baixo e médio rendimento;
-
Desencadear todo um conjunto de medidas específicas, eficazes e económicas para combater a diabetes. Estas incluirão medidas para prevenir a doença, tratar e prestar cuidados às pessoas com diabetes; e
-
Publicar o primeiro relatório sobre a diabetes no mundo, que irá enunciar o fardo e as consequências da doença e exercer advocacia em prol de sistemas de saúde mais robustos para garantir uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais eficaz da diabetes.
Parabéns pela oportuna divulgação!