A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO N.º 115 – HÉLDER COSTA – DEBATE ENTRE PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA UNIVERSAL – JOÃO BRANDÃO, D. LUÍSA DE GUSMÃO e SANTO ANTÓNIO – com a participação da sociedade civil – SEGUNDA-FEIRA, 18 de ABRIL, às 21.30.

Cartaz Encontro Imaginário 18 de Abril de 2016

João Brandão foi um salteador português que ficou conhecido como O terror das Beiras. Esteve envolvido em lutas eleitorais como cacique e organizador de sindicatos de voto. A sua família ficou conhecida como o “Bando dos Brandões”, um dos bandos políticos que, no século XIX, armados de bacamartes, trabucos e punhais, vararam as Beiras a ferro e fogo. Eduardo Rocha, profissional de restauração é o seu intérprete.

Paula Bárcia, professora, vai elucidar-nos sobre D. Luísa de Gusmão, da alta realeza Castelhana, que apoiou a política do marido que viria ser D. João IV, na rebelião contra a Espanha. Ficou célebre a sua frase “melhor ser Rainha por um dia, do que duquesa toda a vida“.

Santo António, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, e é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal. O reputado musicólogo Mário Vieira de Carvalho irá revelar-nos esta excepcional personalidade.

RESERVAS: por este mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com, Helder Costa <costhelder@gmail.com> ou 213965360

encontros_imaginarios@googlegroups.com

Helder Costa <costhelder@gmail.com>

 

 

Leave a Reply