CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS – RECRIAÇÃO HISTÓRICA de FEIRA ROMANA – LENDA DE CAYO CARPO – 3 a 5 de JUNHO de 2016 – na PRAIA de MATOSINHOS

logo câmara municipal

Capital da Cultura

LENDA DE CAYO CARPO

A lenda de Caio Carpo vem do tempo em que o território de Matosinhos ainda não era cristão. Pois casando-se ele, nobre senhor maiato com Cláudia Lobo, gaiense e descendente de um pretor romano, fizeram-se grandes festas junto ao mar. Cayo Carpo e os patrícios que o acompanham estão na Praia a cavalo quando avistam uma embarcação. O cavalo de Carpo corre para a água, ele tenta pará-lo, mas o cavalo entra no mar e desaparece na escuridão. Cayo Carpo a galopa mar adentro, pelo fundo do mar até entrar numa nau que transporta o corpo de San­tiago para Compostela. Às vestes de noivado de Caio agarram-se-lhe algumas vieiras. Da praia todos os olham à distância.

Cayo Carpo, ante o cadáver do apóstolo ficou des­lumbrado. Logo ali quis ser baptizado e regressou noutra cavalgada à praia a anunciar a boa nova. E todos os seus convidados, emocionados com o que se passava, se baptizaram à vista do corpo daquele que seria Santiago de Compostela.

Numa época em que os Caminhos para Compostela, nomeadamente os trajetos em Portugal, registam um reflorescimento muito grande, a Câmara Municipal quis relembrar que um dos seus mais famosos símbolos teve a sua origem nestes areais de Matosinhos.

Qual a verdade por detrás da lenda?

Será possível responder a esta e outras questões com a “Recriação Histórica da Lenda do Cayo Carpo”.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA DA RECRIAÇÃO HISTÓRICA 2016

 

A Lenda de Cayo Carpo

Câmara Municipal de Matosinhos | Av. D. Afonso Henriques 4450-510 Matosinhos
T 229 390 900 | F 229 351 645 | E-mail: mail@cm-matosinhos.pt

Leave a Reply