CARTA DE VENEZA – FESTAS E ARRAIAIS – por Vanessa Castagna

carta de veneza

O verão avizinha-se e com ele um animado programa de festas populares e arraiais consagrados pela tradição da cidade. Durante esta época do ano os venezianos gostam de se deslocar de um sestiere a outro da cidade para tomar parte nas celebrações dos santos padroeiros das diferentes freguesias.

São momentos privilegiados para a vida citadina, que se caracteriza por uma atmosfera quase de aldeia, de restaurada autenticidade, com música ao vivo, momentos lúdicos, rifas, comida preparada e servida ao ar livre, mesas e bancos partilhados pela comunidade e conversa solta. Algo que vale a pena conhecer, mesmo por quem esteja apenas de passagem pela cidade e queira descobrir uma Veneza genuinamente popular.

O calendário é riquíssimo, contando, entre outras, com as festas patronais de S. Giovanni in Bragora, S. Pietro in Volta, San Piero de Casteo e San Giacomo dell’Orio; acrescentam-se as festas da Madonna della Marina e a célebre Festa del Redentore, que este ano vai celebrar-se entre 16 e 17 de julho.

Durante o mês de junho, destacam-se as festas ligadas aos santos populares também celebrados em Portugal, todas elas no sestiere de Castello, começando pelo Santo António que tem festa dedicada em S. Francesco della Vigna, São João na paróquia da Bragora e São Pedro junto da homonómica basílica, que até 1807 foi catedral do patriarcado de Veneza.

Cada festa com arraial está ligada ao espaço de um campo, para onde dá a igreja de referência. Vida sagrada e vida profana unem-se e revitalizam-se, conseguindo reativar uma dimensão de convívio que, no dia a dia, a muitos de nós faz falta.

Leave a Reply