LIVRARIA BERTRAND, A MAIS ANTIGA LIVRARIA DE PORTUGAL? E A MAIS ANTIGA DO MUNDO EM FUNCIONAMENTO? DESDE 1732….

A Livraria Bertrand é a maior e mais antiga rede de livrarias de Portugal. Fundada em 1732 por Pedro Faure, a  primeira Bertrand abriu portas na Rua Direita do Loreto. Em 1755, era o seu genro quem dirigia a livraria e foi, por causa do Grande Terramoto, obrigado a instalar-se junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades, regressando, dezoito anos depois, em 1773, à reconstruída baixa pombalina.

foto3bertrandrecortada

A Livraria Bertrand passou então a fazer parte do itinerário cultural da cidade.

À Rua Garrett chegou a notícia da fuga de D. João VI para o Brasil, ali se cruzaram liberais e conservadores, mais tarde republicanos e democratas.

Muitos foram os nossos escritores que dela fizeram local de convívio: Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental e Ramalho Ortigão.

bertrand-chiado-3

Em Abril de 2010, a “Livraria Bertrand” ganhou o Guinness World Record para «os mais antigos livreiros em atividade», tendo ganho a Livraria Bertrand do Chiado, o Guinness World Record para «a mais antiga livraria em atividade.

A partit do site www.grupobertrandcirculo.pt, podemos ver:

1732 – Pedro Faure abre a 1ª Livraria na esquina da Rua Direita do Loreto com a Rua do Norte em Lisboa. A livraria, provavelmente, tem o seu nome

1740-47 – Pedro Faure dá sociedade aos irmãos Bertrand – Pierre e Jean Joseph Bertrand. A livraria passa a chamar-se Pedro Faure e Irmãos Bertrand.

1747-54 – Morre Pedro Faure. A livraria passa a chamar-se Irmãos Bertrand.

1770-73 – Após o terramoto de 1755, a Livraria renasce na Rua Garrett.

1909 – A Bertrand dispõe pela 1ª vez de oficinas próprias de impressão e composição, situando-se na Rua da Alegria, 100 e toma o nome de Tipografia da Antiga Casa Bertrand 1938 – Assinado um contrato de sociedade entre a Livraria Bertrand e a Livraria Internacional do Porto (sede na Rua 31 de Janeiro, 43-46).

1933 – A firma passa a sociedade anónima, adotando o nome de Livraria Bertrand SARL.

Capturar

1939 – A Livraria Bertrand passa a dispor de tipografia própria.
1969 – São aumentados os postos de venda. A actividade do departamento de vendas é alargada e reorganizada dentro de nova sociedade: a Prolivro – Promoção do Livro, Limitada. A distribuição para Angola fica a cargo da Difal.

2010 – O Grupo Porto Editora adquire o Direct Group constituído pela Editora Bertrand, Distribuidora Bertrand, Livrarias Bertrand e Círculo de Leitores. Com esta aquisição, surgiu o Grupo BertrandCírculo.

2011 – distinguida pelo Guiness Word Records como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

Leave a Reply