CONTOS & CRÓNICAS – HÉLDER COSTA – PELA BOCA MORRE O PEIXE.

contos2 (2)

 

Hélder Costa

 

Pela boca morre o peixe.
E Portugal acabou por ganhar o Europeu! E sem o Cristiano, alvo de um “encosto cirúrgico” que não mereceu nenhum cartão nem advertência do Arbitro.
O jogo foi muito interessante porque parecia um confronto entre África ( França) e um grupo de emigrantes, refugiados e “marginais” ( Portugal). Afinal, a Europa…é isto, é bom e é verdade.
A seguir ao 25 de Abril, ou seja há mais de 40 anos, propus uma série à RTP com o título ” O emigrante, a alma da Europa” – projecto para participação de todas as estações Europeias…nem me responderam…
Voltando ao jogo, não apreciei o chauvinismo da Imprensa e algumas personalidades francesas contra Portugal. E gostei muitissimo de não ouvir palavras de vingança ou humilhação contra os jogadores e a França. Viu -se a honra dos vencedores e negou -se a frase do império Romano ” ai dos vencidos!”, sublinhada com a célebre mão estendida dos Le Pen e companhia.
Foi uma grande alegria para todos nós, e espero que dê força ao combate contra a sinistra Comissão Europeia.
Não resisto a pensar que um certo personagem dos futebóis passou a vida a criticar as derrotas de Portugal nos vários campeonatos Europeus e Mundiais, afiançando que ele é que conseguiria fazer triunfar Portugal.´É um tal Mourinho – um Mouro pequenino…- que deve estar a roer as unhas.

Leave a Reply