EDITORIAL – JULHO DE 2016, O MÊS MAIS QUENTE DE SEMPRE

logo editorial

Segundo informações divulgadas, o mês de Junho deste ano terá sido o mais quente desde que há registos da temperatura atmosférica. Entretanto, segundo a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) norte-americana, as temperaturas em Julho excederam a do mês anterior. O pior disto é verificar-se que Junho de 2016 foi o 378º mês consecutivo com temperaturas superiores à média do século XX. Tudo indica que 2016 vai ser o ano mais quente de todos os tempos.

O aquecimento global é uma realidade, é o que estes dados comprovam. O El Niño, um fenómeno meteorológico ainda insuficientemente explicado, terá tido alguma influência na situação. Contudo, é indiscutível que a acção do homem (industrialização em situações não controladas, trânsito maciço, desmatação e desflorestação em grande escala, desregulação no consumo de água, lixos, poluição atmosférica) terá contribuído decisivamente para esta situação. Esta influência negativa da acção do homem sobre o clima tem sido desmentida por diversos políticos, de diferentes quadrantes, mas tendencialmente mais ligados a áreas conservadoras, com ligações a grupos religiosos criacionistas ou a lobbies das energias tradicionais (petróleo, carvão e gás natural). Estes têm procurado bloquear as acções conducentes a regulamentar as situações acima referidas, com consequências mais directas e imediatas, como no caso da legionella, ocorrido entre nós há dois anos, ou mais a longo prazo, como com as alterações climáticas.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

http://www.esquerda.net/artigo/junho-o-mais-quente-da-historia/43756

http://www.noaa.gov/news/july-was-hottest-month-on-record-for-globe

http://www.bostonglobe.com/opinion/columns/2016/04/21/paris-good-start-but-more-must-done/EDVnItEwc1mB6OQ1TGATSK/story.html?event=event25

https://pt.wikipedia.org/wiki/Surto_de_Legionella_em_Portugal_de_2014

 

Leave a Reply