EDITORIAL – ALPHAVILLE – DA FICÇÃO À REALIDADE

logo editorial

Em 1965, estreou-se Alphaville, um filme de Jean-Luc Godard, uma combinação entre um tema de distopia e o chamado filme negro. O argumento é, resumidamente, assim: Um detective/agente secreto, Lemmy Caution (um personagem dos romances de Peter Cheyney) é enviado a Alphaville, cidade governada por cientistas, onde as emoções não são permitidas e que é governada pelo computador Alpha 60 (que sem dúvida vai inspirar Stanley Kubrick, no seu 2001 – A Space Odissey) para raptar ou matar o Doutor Werner von Braun, figura claramente inspirada no personagem real, o cientista alemão que esteve envolvido na criação dos foguetões V2, que tanto castigaram a Inglaterra (e não só), durante a Segunda Guerra Mundial, depois acolhido nos Estados Unidos, e que no filme é equiparado ao Nosferatu, de Murnau. O personagem principal é interpretado pelo actor franco-americano Eddie Constantine (1917 – 1993), que já tinha personificado Lemmy Caution anteriormente em filmes classificados como de classe B.

Na década de 1970, foi projectado e construído, na Grande São Paulo, nas cidades de Barueri e Santana da Parnaíba, Alphaville, que terá sido a primeira tentativa, no Brasil, de se criar de raiz um bairro de grandes proporções. Destinado a princípio para ser predominantemente a instalar indústrias não poluentes e casas de campo, por motivos financeiros, acabaram por ali ser construídos núcleos residenciais, tipo condomínios fechados, com tendência para a verticalidade,  fixando mais de 35 000 habitantes. A população flutuante rondará os 200 000 habitantes. Os terrenos onde Alphaville foi construída incluíam anteriormente reservas indígenas e fazendas. O nome do bairro terá mesmo sido inspirado no título do filme, tendo ocorrido talvez alguma incompreensão sobre a mensagem que Godard pretendeu transmitir.

O que dá esperança de que no futuro venham a ser formuladas e postas em práticas melhores ideias sobre o que devem ser as cidades é o espírito crítico dos cidadãos de São Paulo. Para já vão baptizando de “Alphavela” as zonas mais desfavorecidas do grande aglomerado urbano.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

 

https://youtu.be/I0Mu_Ck6ypY?t=9

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alphaville_(bairro_de_Barueri_e_Santana_de_Parna%C3%ADba)

http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=100071

Leave a Reply