CARTA DE VENEZA – A REGATA HISTÓRICA – por Vanessa Castagna

carta de veneza

É no primeiro domingo de setembro que todos os anos se realiza a regata histórica, uma competição entre embarcações tradicionais venezianas cuja origem remonta pelo menos ao século XIII. A sua primeira representação gráfica encontra-se no conhecido Mapa de Veneza de Jacopo de’ Barbari (século XVI), uma obra-prima da cartografia urbana, onde a palavra “regata” surge perto de um grupo de barcos. O termo estaria destinado a entrar no vocabulário de várias outras línguas europeias para designar uma competição entre embarcações, estando relacionado com o verbo veneziano regatar (ou seja, “competir”, provavelmente vindo do latim aurigare). O termo “regata” era usado em Veneza como sinónimo de “competição” já no século XVI.

Na verdade, faz-se datar só de 1841 a primeira regata moderna, sendo esseregata - I o ano em que a manifestação deixou de ser custeada por privados e passou a ter uma valência mais pública. A partir de 1866, com a anexação de Veneza ao Reino de Itália, a competição associou-se em especial à evocação do passado glorioso da República de Veneza. Mais tarde, em 1899, a regata veneziana ganharia oficialmente a designação de “histórica”.

Numa cidade que muito se orgulha do seu extraordinário passado e das suas tradições, a regata histórica é um dos eventos fulcrais do calendário, com presença marcada e estável nas emissoras nacionais. A regata é constituída por uma série de competições ao longo do Grande Canal entre tipologias diferentes de barcos tradicionais, com especial destaque para os gondolini. A competição é antecedida por um desfile de dezenas de embarcações típicas do século XVI com gondoleiros e figurantes trajados para reevocar um acontecimento de 1489, isto é, a receção de Caterina Cornaro, esposa do Rei de Chipre, que após a morte do mesmo abdicou do trono preferindo-lhe Veneza. A memória do passado da Sereníssima e a celebração da sua identidade marcaram ontem mais uma edição espetacular desta manifestação citadina.

Leave a Reply