A BARRACA – HÉLDER COSTA – ENCONTRO IMAGINÁRIO – debate entre personagens marcantes da história universal – DANTON, MACHADO SANTOS e JOHN KENNEDY – com a participação da sociedade civil – SEGUNDA- FEIRA, 12 de SETEMBRO, às 21.30.

encontro-imaginario-12-de-setembro-de-2016-i

Amigos, companheiros, camaradas

E vamos recomeçar os Encontros Imaginários! Desta vez seleccionámos 3 figuras que se desejaram transformadores das sociedades do seu tempo e que acabaram assassinados. A reacção não escolhe tempos nem épocas.

Danton foi uma figura destacada na Revolução Francesa, dirigente dos Cordeliers, de onde saíram os líderes dos sans-culotte, a camada da população composta por artesãos, aprendizes e proletários. O seu talento oratório era directo e violento, mas era indulgente e considerava-se discípulo dos filósofos iluministas. Não via como conspiradores todos os que não pensassem como ele, lutou contra a política do Terror, mas foi acusado de traidor e guilhotinado. Interpretado pelo militar de Abril Vasco Lourenço.

Otelo Saraiva de Carvalho, militar de Abril, evocará Machado Santos foi um militar e político português, considerado o fundador da República Portuguesa pelo denodo com que se bateu na Revolução de 5 de Outubro de 1910 e depois na defesa do regime contra a intentona monárquica de 22 a 24 de Janeiro de 1919 em Monsanto. Dirigente da Carbonária, ficou desencantado com a política  que se afastava da pureza dos ideais Republicanos. Revolucionário e conspirador acabou por ser assassinado na “Noite Sangrenta” em 19 de Outubro de 1921.

John Fitzgerald Kennedy foi Presidente dos Estados Unidos  e durante o seu governo houve a Invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlim, o início da Corrida espacial, a consolidação do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e o início da Guerra do Vietnam. O seu assassinato em  22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas, continua envolvido em mistério.  Suspeita –se da indústria da guerra e armamento, dos racistas , dos donos  do petróleo e até do vice –presidente Lyndon Johson, Será interpretado por André Freire, sociólogo.

encontro-imaginario-12-de-setembro-de-2016-ii

RESERVAS – por este mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com; em nome de Helder Costa <costhelder@gmail.com> ou 213965360

Leave a Reply