EDITORIAL –  O SENHOR SCHÄUBLE VOLTA A ATACAR

logo editorial

O ministro das finanças alemão voltou a pôr em dúvida que Portugal esteja a ser bem governado. Estava contente com o governo anterior e não gosta do actual. Clicando nos dois primeiros links abaixo podem-se ler as respostas que lhe foram dadas pelo governo e pelo partido socialista. É evidente  que Herr Schäuble quer desestabilizar a situação em Portugal, abalar a gerigonça e, sobretudo, desencorajar as alianças que, no sul da Europa, se estão a desenhar contra o seu poderio.

Parece que a Comissão Europeia está a estudar sanções contra a Alemanha por o saldo da sua balança comercial exceder bastante o que está previsto nos tratados europeus, em termos de percentagem do PIB. O saldo de 2015 terá sido o maior de sempre, cerca de 250 mil milhões de euros. E parece querer continuar a aumentar em 2016. Entretanto o governo alemão parece querer continuar a refrear o consumo interno, o que contribui para essa subida constante do saldo positivo da sua balança comercial. O sistema bancário alemão mantêm-se com os juros do crédito externo, o que é evidentemente uma fonte de risco. Por isso Herr Schäuble procura manter os países devedores sob constante pressão, subjugados pelo euro, sem capacidade de investimento e obrigados a vultuosos e constantes pagamentos ao capital alemão.

Propomos que cliquem nos links seguintes:

http://www.dn.pt/portugal/interior/governo-contraria-schauble-ps-diz-que-europa-nao-precisa-de-incendiarios-5257636.html

http://www.zeit.de/politik/ausland/2016-10/staatsschulden-portugal-sozialisten-wolfgang-schaeuble-brandstifter

http://pt.actualitix.com/pais/deu/alemanha-saldo-da-balanca-comercial-do-pib.php

Leave a Reply