A América, e com ela o Ocidente, num impasse perigoso com as eleições presidenciais de Novembro – Isto é deplorável! Menos de 1 em 3 estão ‘Satisfeitos’ com a América de Hillbama

Selecção  e tradução de Júlio Marques Mota

Revisão de Francisco Tavares

A América, e com ela o Ocidente, num impasse perigoso com as eleições presidenciais de Novembro

Isto é deplorável! Menos de 1 em 3 estão ‘Satisfeitos’ com a América de Hillbama

Tyler Durden, Zero Hedge

Em 2009, por um breve momento, a “satisfação” americana aumentou fortemente quando o presidente de “Hope and Change” entrou na Casa Branca levando muitos a acreditar que uma nova utopia americana estava na ordem do dia, pairando no ar. Mas então, como as pessoas lentamente perceberam que ainda tinham que ir trabalhar e pagar as suas hipotecas e que Obama foi apenas mais um político com palavras elegantes, mas sem substância, a esperança” transformou-se em “Hype” e a “satisfação” voltou a ser o que era nos maus momentos.

Agora, enquanto nós nos sentamos aqui com menos de 30 dias até ao dia da eleição, Gallup acha que satisfação permanece próxima do nível dos maus tempos com apenas 28% da população a ser otimista quanto ao caminho atual de seu país. Assim, com tão pouca gente a considerar-se “satisfeita” com a sua atual situação, parece irônico que os americanos estão prestes a prolongar efetivamente a administração de Obama por mais 4 anos.

1

Como Gallup aponta, com uma breve exceção em julho, quando dois homens negros foram mortos pela polícia em Minnesota e Louisiana, somente cerca de um quarto da população dos EUA expressou “satisfação” com a direção atual do país em 2016.

2

Mas, como nota Gallup, a satisfação está a um nível semelhante ao de 2012, quando Obama venceu facilmente um segundo mandato para a Casa Branca.

Hillary Clinton afirmou que ela é o único candidato que continuará as políticas de Obama, de modo que os seus apoiantes devem estar preocupados com a informação de que menos de um terço dos americanos estão satisfeitos com a direção do país, perto do final do segundo mandato de Obama. Mas um mês antes das eleições de 2012, em que Obama derrotou de forma relativamente fácil Mitt Romney, o nível de satisfação dos EUA era de 30%, semelhante aos dados de hoje. O nível de satisfação subiu ligeiramente para 33% imediatamente antes da eleição, possivelmente porque os americanos aprovaram a forma como Obama geriu os efeitos do super furacão Sandy.

A caminho das eleições gerais de 8 de novembro deste ano, 49% dos Democratas, 24% dos independentes e 8% dos republicanos estão satisfeitos com a direção do país. O número dos republicanos é quase idêntico ao de quatro anos atrás..–quando 7% estavam satisfeitos. Democratas (53%) e independentes (29%) estavam ligeiramente mais propensos a estar satisfeitos em Outubro de 2012 do que estão agora.

E parece que os americanos estão disponíveis para prolongar o reinado do Obama para um 3º termo através da eleição de Hillary em menos de 30 dias.

3

Assim será que os americanos gostam de estar “insatisfeitos” ou será que eles são eternamente otimistas a pensarem que o próximo establishment politiqueiro será de alguma maneira diferente do o anterior?

Zero Hedge, It’s Deplorable! Less Than 1 In 3 Are ‘Satisfied’ With Hillbama’s America. Texto disponívele em:

http://www.zerohedge.com/news/2016-10-14/cant-get-no-satisfaction-gallup-survey-reveals-few-people-satisfied-direction-us

 

 

Leave a Reply