OBRIGADO A OUTRAS PALAVRAS E AO CAMILO JOSEPH
3 de Dezembro de 2016

A luta de Lima Barreto contra o racismo “científico”
Coletânea recém-lançada destaca atualidade das crônicas do escritor. Aqui, ele descreve com horror o linchamento de negros nos EUA e a tentativa de defendê-lo com argumentos “racionais”
Por Lima Barreto
Considerações Oportunas
(Publicado no A.B.C., em 16/08/1919)
–
A Crônica Militante, coletânea de textos de Lima Barreto
Editora Expressão Popular, 348 páginas, R$ 35 – à venda aqui
Editada sob os cuidados das professoras Claudia de Arruda Campos, Enid Yatsuda Frederico, Walnice Nogueira Galvão e do professor Zenir Campos Reis
–
No seu excelente, lúcido e irrefutável livro – Le préjugé des races –, J. Finot logo nas primeiras linhas diz com evidente comiseração: “La conception jadis innocente des races a jeté comme un linceul tragique sur la surface de notre sol”[1].
Que diria ele, se ainda vivo fosse, ao ler os telegramas que, nestes últimos dias, nos chegam de Washington e de Chicago?
Chegam-nos secos, amputados, graduados; mas nós sabemos, pelos exemplos das matanças de armênios, na Turquia, e pela de judeus, na Rússia, o que devia ter sido a chacina de negros naquelas duas cidades dos Estados Unidos.
Para os massacres da Turquia e da Rússia, não havia censura telegráfica diplomática ou de outra ordem; mas, para a dos negros americanos, deve ter havido uma.
É preciso que a América do Sul, com as suas civilizações mais ou menos escuras (Roosevelt), fique, até certo e dado dia, convencida de que aquilo não foi nada, não passando de simples conflitos sem importância.
Assim é. País sem pudor! USE SUA ARMA MAIS PODEROSA, MAIS LETAL!
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/26/assim-e-pais-sem-pudor-use-sua-arma-mais-poderosa-mais-letal/
“Oi.
Oi você que terá que trabalhar até morrer.
Oi você que não tem mais o direito de se aposentar com dignidade, pois roubaram seu direito para dar aos mais ricos que você, aos muito mais ricos…
Oi você que não tem gás lacrimogêneo para usar, pois os que roubam de você têm a exclusividade para usá-lo contra você.
Oi você que não tem balas de borracha. pois os que te manipulam e estupram têm a exclusividade de usá-las contra você.
Oi você que não tem mais direito à saúde pública, …”
“ASSIM É. PAÍS SEM PUDOR! O SANTO, O MINEIRINHO, OS FANTASMAS… 20 CIDADÃOS DE BEM ENROLADOS NA JUSTIÇA QUE PROTESTARAM CONTRA DILMA E A CORRUPÇÃO”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/27/assim-e-pais-sem-pudor-o-santo-o-mineirinho-os-fantasmas-20-cidadaos-de-bem-enrolados-na-justica-que-protestaram-contra-dilma-e-a-corrupcao/
Para o raio que nos parta com as leis, com a constituição e o carai a quatro!
APAPORRA!