A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO – HÉLDER MATEUS DA COSTA – Debates entre personagens marcantes da HISTÓRIA UNIVERSAL – OTTO SKORZENY, PAUL ROBESON e JACK LONDON – participação da sociedade civil – SEGUNDA-FEIRA, 23 de JANEIRO, às 21.30

cartaz-encontro-imaginario-23-de-janeiro-de-2017

Debates entre personagens marcantes da HISTÓRIA UNIVERSAL

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

Otto Skorzeny , guarda –costas de Hitler,foi um oficial, especialista em operações especiais durante a Segunda Guerra Mundial. Participou de catorze duelos e no décimo recebeu a Schmisse (cicatriz de honra Ingressou nas forças armadas alemãs após a anexação da Áustria pelo III Reich em 1938. Numa ação espetacular durante a Operação Carvalho, Skorzeny e seus comandos libertaram Mussolini de sua prisão nos Apeninos, no monte Gran Sasso. Será interpretado pelo sociólogo  António Dores.

Paul Robeson foi um célebre actor, atleta, cantor, que, no auge da fama, tornou -se um activista político contra o fascismo e o racismo. Adepto dos ideais socialistas, foi perseguido pelo Macartismo, investigado pelo FBI e o MI5. Cantou para a brigada Lincoln na guerra civil de Espanha .Em 1952 recebeu o Prémio Lênin da Paz. Robeson teve de esperar quase uma década para poder cantar de novo. A sua última grande performance em público foi em 1965, quando apesar de sua saúde já debilitada, ele cantou com maestria We Are Climbing Jacob’s Ladder, durante um show feito em sua homenagem. Manuel Estevão, apresenta esta lenda viva.

Jack London (autor, jornalista e activista social norte-americano, teve sempre uma vida atribulada. Foi operário, marinheiro, esteve na Corrida do Ouro do Klondike, onde adoeceu. London foi feliz ao escolher o momento de iniciar sua carreira de escritor. Foi justamente nessa época que novas tecnologias possibilitaram o surgimento de revistas com produção de baixo custo. Enriqueceu com o sucesso e chegou a ter uma biblioteca pessoal de quinze mil volumes. Em 1905 comprou um rancho que se transformou num fracasso económico e viu arder a casa que tinha mandado construir. A sua morte foi muito discutida, mas concluiu-se  que London morreu de uremia agravada por uma dose acidental de morfina. O militar de Abril Aprígio Ramalho irá evocar este personagem fascinante.

RESERVAS: por este mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com; em nome de; Helder Costa <costhelder@gmail.com> ou 213965360

Leave a Reply