MOSTRA INTERNACIONAL: O “CENTRO INTERNAZIONALE DELLA GRAFICA” NA BIBLIOTECA “MARCIANA” DE VENEZA – por ANNA ROSA SCRITTORI – tradução de MANUEL SIMÕES

imagem1

Inauguração da mostra do Centro Internazionale della Grafica, na Livraria Sansoviniana

imagem1Na prestigiosa moldura da livraria Sansoviniana, no primeiro andar da Biblioteca Nacional “Marciana”, o “Centro Internazionale della Grafica” de Veneza apresenta, até 27 de Fevereiro, as obras melhores da sua plurienal actividade. O pretexto é a doação à biblioteca do precioso volume Metropolis, um livro colectivo realizado por trezentos artistas provenientes de várias partes do mundo. As obras, arrumadas em trezentas páginas, dobradas sobre si próprias, formam uma longa sequência de sessenta metros que depois se recompõe até formar um precioso cubo, o que, precisamente, está exposto na livraria Sansoviniana. Realizado em apenas três exemplares, Metropolis já deu a volta ao mundo em várias mostras itinerantes, antes de desembarcar na Casa da Xilogravura de Rio de Janeiro e na Biblioteca “Marciana” de Veneza. O terceiro exemplar cedo retomará a sua viagem pelo mundo.

No opúsculo que introduz a mostra, reflectindo sobre o primeiro significado do termo “Metropolis”, a que se inspiraram de várias maneiras os artistas contidos no volume, Michele Emmer aí reencontra os valores e os significados da cidade-mãe, da qual se parte para ali poder voltar. Trata-se, em síntese, de uma metáfora da cidade de Veneza, suspensa sobre as águas, metrópole utópica da arte e do conhecimento. E à cidade de Veneza tem sido dedicada toda a actividade do Centro e dos seus animadores, Silvano Gosparini e Nicola Sene e  seus colaboradores. Primeiro, a associação “Venezia Viva”, já activa nos anos sessenta, empenhada em afirmar as profundas raízes culturais das várias manifestações da vida em Veneza. Sucessivamente a criação do “Centro Internazionale della Grafica” no qual as pesquisas se concentram sobre as técnicas editoriais, numa tentativa de recolher e continuar a herança de Aldo Manuzio. E, com efeito, os volumes que completam a exposição de Metropolis testemunham uma cada vez maior atenção dedicada ao livro de artista como forma de arte, em que palavra e signo gráfico se completam num todo inseparável.

neto

Trata-se de livros de arte dedicados a aspectos da história e da vida de Veneza mas também às obras de poetas nacionais e internacionais, que são depois apresentadas na livraria “Amor del Libro”, aberta há algum tempo nas proximidades da Universidade “Ca’ Foscari”. As pesquisas sobre técnicas da gravura, por sua vez, são efectuadas principalmente no “Atelier Aperto”, um espaço onde gráficos e gravadores se encontram para confrontar ideias e conhecimentos técnicos.

venezia-acqua

Livro colectivo em honra de Riccardo Licata

(tradução de Manuel Simões)

 

Nota do tradutor: para além do livro de Alberto de Lacerda, Poemas, o “Centro Internazionale della Grafica” publicou as seguintes obras de autores de língua portuguesa:

Sílvio Castro, Memoriale del paradiso (romance), trad. it. de Sandra Bagno e Laura Scalabrin, 1991;

José Craveirinha, Voglio essere tamburo, trad. de Joyce Lussu, 1991;

Joyce Lussu, Agostinho Neto, 1993;

Poeti Brasiliani Contemporanei, org. de Sílvio Castro, 1997;

Poeti Portoghesi Contemporanei, org. de Manuel Simões, 1999;

Poeti Contemporanei dell’Isola di Madera, org. de Giampaolo Tonini, 2001;

Sílvio Castro, Gira mo(u)ndo, trad. it. de Simonetta Masin, 2003:

Sílvio Castro, I Segni e il Labirinto (Esercizi di critica d’arte, 1970-2006), 2007;

Venezia. Acqua Pietre Pagine, com poemas de Sílvio Castro e de Manuel Simões, 2014;

Memória de Malabase, antologia poética de homenagem a Sílvio Castro, 2016.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: