EDITORIAL – OS AYATOLLAHS, DONALD TRUMP E A DIREITA

Imagem2

Não é exagero reconhecer que a direita parece estar em ascensão por todo o lado. A esquerda, pelo menos a esquerda oficial, a que aparece todos os dias a disputar o poder, tem perdido muitas das suas causas, como a do internacionalismo e da abolição de fronteiras, e parece ameaçada  de vir a perder outras como a do crescimento e desenvolvimento sustentáveis.  As razões para isto são várias e apresentam alguma diversidade entre si. Aqui não vamos analisá-las em pormenor. Mas será oportuno mencionar que uma delas foi com certeza  a pressa de chegar ao poder por parte de forças políticas ditas de esquerda (só no papel claro) levou, em muitos casos,  a protelar ou mesmo a esquecer (a “meter na gaveta”) questões importantes e a introdução no direito e nos hábitos de procedimentos e garantias igualmente importantes.

Um caso que merece realmente muito atenção é o do direito ao trabalho. Foi sem dúvida acenando com promessas neste campo que Donald Trump conseguiu atrair muita gente. Vemos assim como um indivíduo de direita, mesmo claramente de extrema direita, para usar as referências habitualmente usadas do espectro político, consegue chegar ao poder com o apoio de muitos trabalhadores, fazendo-lhes crer que as políticas que pretende promover vão criar postos de trabalho. Entretanto o racismo e a xenofobia que vêm à mistura na propaganda “trumpista” vão fazendo estrago e criando (ou agravando) tensões sociais.

Tal como noutras paragens líderes islâmicos fanáticos andam a tirar partido do ressentimento de muitos povos contra o Ocidente por causa das políticas por este desenvolvidas, para impor o regresso a valores tradicionais, como os que dizem respeito à situação das mulheres na sociedade, o desemprego e a precariedade no trabalho em todo o mundo preparam o terreno para a ocupação pela direita mais retrógrada e esta conseguir levar avante os seus objectivos.

Propomos que cliquem nestes dois links.

http://www.esquerda.net/opiniao/trumpificacao-das-direitas/47025

https://www.bloomberg.com/politics/articles/2015-09-10/rajoy-s-trump-like-candidate-poses-trump-like-risks-in-catalonia

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: