HOMENAGEM AO ARGONAUTA LUIZ BEIRA

BDBD - Blogue De Banda Desenhada

FOI BONITA A FESTA, PÁ!

No passado dia 27 de Janeiro, rumámos até à histórica cidade de Viseu para assistir à merecida homenagem que a Câmara Municipal de Viseu e o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) se propuseram prestar a Luiz Beira, meu prezado amigo há mais de 25 anos e colega de blogue há quase cinco. Na manhã de 28, sábado, houve oportunidade para visitar o magnífico centro histórico da cidade após o que seguimos para almoço com Luís Filipe Mendes (do Gicav), outro amigo de longa data, e Luiz Beira.

A visita guiada decorreu bem, embora o numeroso público que participou acabasse por não nos deixar espaço para tirar algumas fotografias em plano aberto. Por isso regressámos, posteriormente, ao local e fotografámos a série de painéis, de forma a que os nossos leitores pudessem perceber melhor como estavam distribuídos…

De salientar que, durante a sessão, Rafael Sales, Dani e Miguel Rebelo, três caricaturistas/cartunistas locais, animaram o espaço desenhando ao vivo caricaturas de Luiz Beira que depois lhe foram oferecidas.Ainda na Biblioteca, houve espaço para um pequeno beberete, onde foi servido um excelente “Dão de Honra” aos convidados. Foi o prelúdio certo para o jantar que se seguiu, no Restaurante “Os Templários”, onde o convívio entre gentes de Lisboa, Braga, Aveiro, Tomar, Moura, Seixal e Viseu se prolongou noite dentro.

Depois do jantar, houve quem optasse por assistir, ali bem perto, ao espectáculo “Cantar as Janeiras” (desta vez já sem o Luiz Beira a fazer estragos…); outros preferiram “abanar o capacete” com a excelente banda viseense “Hi-Fi” que comemorava os seus dez anos de existência com um concerto livre; e outros – como foi o nosso caso – optaram por regressar ao Hotel e descansar de um dia extenuante (com muitas horas de viagem pelo meio) mas, também, muito gratificante. Em resumo, estão de parabéns: – O Gicav (com destaque para Luís Filipe Mendes e Carlos Alberto Almeida, os dois grandes obreiros desta bela iniciativa). – A Câmara Municipal de Viseu, pelo forte contributo que, ao longo de tantos anos, tem dado e continua a dar à banda desenhada, caso muito raro no panorama autárquico nacional, como é sabido. – A Biblioteca Dom Miguel da Silva / Bedeteca Luiz Beira (com uma palavra de apreço para a Dr.ª Teresa Almeida e a sua equipa, incansáveis na articulação com o Gicav na preparação desta homenagem). – E, last but not least, Luiz Beira, meu amigo de longa data e colega de blogue, que mereceu, sem dúvida, esta bonita homenagem pelo muito que tem feito – e vai continuar a fazer – pelas Artes em geral, pela banda desenhada e por Viseu, em particular.

Mais uma vez – nunca é demais referir -, tudo foi preparado com extremo cuidado e decorreu muito bem. E, para cúmulo, nem faltou um pormenor delicioso no elevador do Hotel onde nos hospedámos…Como diria o grande Chico Buarque: “Foi bonita a festa, pá!”.

A exposição pode continuar a ser visitada até ao próximo dia 22 de Abril.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: