EDITORIAL – IRENE CLENNELL E A GLOBALIZAÇÃO

Imagem2

Irene Clennell é uma senhora de 53 anos, nascida em Singapura, que em 1988 se estabeleceu em Inglaterra, tendo desposado um cidadão britânico dois anos depois. Tiveram dois filhos e um neto. Foi agora deportada para Singapura, apesar de os seus pais já terem morrido, e de não ter uma relação chegada com a irmã com que vai ter de viver.

Perdeu o visto permanente de residência no Reino Unido por causa das ausências prolongadas que teve de fazer para estar em Singapura a tratar dos pais. Em parte dessas ausências foi acompanhada pelo marido e pelos filhos. Agora o governo de Theresa May não autoriza ninguém com rendimentos inferiores a 18600 libras por ano a trazer o (a) conjugue para viver no Reino Unido (clicar no último link abaixo). John Clennell, reformado e muito doente, está nesta situação. A senhora Irene Clennell passou um mês num centro de detenção de imigrantes e agora foi metida no avião de volta a Singapura.

Dirão: efeitos do Brexit. Talvez em parte. Mas sobretudo efeito do espírito estreito e dos preconceitos de quem andou propagandeando a globalização por todos os lados durante anos, e depois assustado com os efeitos da sua acção, meteu pela austeridade e agora vai-se chegando ao autoritarismo mais reles e ao populismo mais grosseiro, com tintas de xenofobia e racismo. Quem são? Os mesmos de sempre.

Propomos que cliquem nos links abaixo e leiam sobre Irene Clennell. Com certeza que vão achar que ela não merece a sorte que teve.

https://www.publico.pt/2017/02/27/mundo/noticia/irene-tem-um-marido-britanico-e-vivia-no-reino-unido-ha-27-anos-mas-mesmo-assim-foi-deportada-1763432

https://www.gofundme.com/bringirenehome

https://www.change.org/p/save-irene-clennell-from-being-deported-her-family-is-in-the-uk

http://time.com/4683692/irene-clennell-deported-singapore/

https://www.theguardian.com/uk-news/2017/feb/27/deported-grandmothers-irene-clennell-family-amber-rudd-lacks-compassion

http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/woman-irene-clennell-uk-deport-singapore-british-husband-durham-immigration-detention-centre-a7601441.html

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: