EDITORIAL – O fascismo faz hoje anos

Foi em 23 de Março de 1922 que foi fundado o Partido Nacional Fascista, movimento liderado por Benito Mussolini (1883.1945) que, a partir de 1925, passou a usar os títulos de “Sua Excelência Benito Mussolini, Chefe de Governo, Duce do Fascismo e Fundador do Império“, criando depois, exclusivamente para si e para o rei Vitor Emanuel III de Itália, a patente de marechal supremo. Pode dizer-se que Mussolini, tal como Hitler relativamente ao nazismo, encarnou a imagem do movimento, como que sinónimos de um mesmo conceito de política social e de governação repressiva. Os traços distintivos do fascismo eram, além de um nacionalismo exacerbado, a sua estrutura corporativa e o anticomunismo.

O fascismo pode ser considerado como uma sequela dos efeitos perversos da I Guerra Mundial, sobretudo da depressão económica que tratados desfavoráveis com poo fatências estrangeiras, a Itália assinou, conduzindo a um descontentamento generalizado entre a classe trabalhadora. Não foi um fenómeno isolado, embora possa ser considerado pioneiro – Hitler na Alemanha, Salazar em Portugal, Franco no Estado espanhol, que capitalizaram o sentimento de injustiça reinante, para surgir como homens providenciais, os chamados «salvadores da pátria». Demagogos, embora com estilos diferentes, comparavam grandezas do pãssado com a miséria do presente.

A repressão a neutralização das estruturas sindicais e dos movimentos intelectuais, o recurso a métodos criminosos, a imposição da «verdade» do regime  como única e indiscutível caracterizaram o fascismo como um sistema hediondo. Mussolini, discursava com de palhaço sinistro. E sendo o Estado italiano de formação recente, invocava  grandeza da Antiga Roma.

O fascismo faz hoje anos. Foi, tal como o nazismo e as suas versões ibéricas, uma ideologia repugnante.

Fascismo, nunca mais.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

One comment

  1. Carlos A P M Leça da Veiga

    O modelo constitucional em curso – velho de séculos – não difere daquele dos passados anos vinte/trinta logo, na lógica das coisas, dará os mesmos resultados..CLV

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: