EDITORIAL: Em 31 de Março de 1821

A Inquisição instalada em Portugal em 20 e Maio de 1536, no reinado de João III, por bula papal, seria extinta em 31 de Março de 1821, reinava João VI. Nota curiosa – ao arrepio da crença popular, a Santa Inquisição ou Santo Ofício é aqui instalada com o compromisso de vigorar em Portugal e nos territórios pertencentes ao Reino (em Goa, funcionaria a partir de 1560) e surge numa época de grande esplendor intelectual – André de Gouveia, nomeado reitor da Universidade de Paris e com outras figuras de grande amplitude cultural –  sendo extinta num período histórico de decadência.

         A função principal da Inquisição foi não só a de combater o judaísmo e tendências judaizantes, bruxaria ou qualquer prática contra o cânone comportamental ordenado por Roma – tal como a de impedir  nos territórios coloniais a progressão de religiões ancestrais – o hinduísmo ou o islamismo, por exemplo. A conversão ao Catolicismo de Roma das populações autóctones do Império, era o grande objectivo. Pelo menos era esse o pretexto invocado.  Ser contra a Santa Madre Igreja, era conspirar contra  a ordem natural e ao abrigo desse conceito milhares de pessoas foram torturadas e executadas em «autos de fé».

       O Marquês de Pombal utilizou a máquina repressiva do Santo Ofício como polícia política – os Távora e padres da Companhia de Jesus são, em  Janeiro de 1768, presos e depois executados os Távora, o duque de Aveiro, bem como o padre jesuíta Malagrida . por crime contra a religião? – Não – por conspirarem contra o rei, por contestarem o poder absoluto que sendo atributo do monarca, estava concentrado nas mãos de Sebastião José de Carvalho e Melo.

A reputação dos inquisidores, mostra-nos seres despidos de qualquer sentido de humanidade . máquinas de reprimir, de reduzir seres humanos à condição de farrapos. Não esqueçamos, no entanto, que embora extinta, se prolongou o seu objectivo de proteger a ordem estabelecida – as perguntas deixaram de ser formuladas e os autos deixaram de ser redigidos por homens de hábito branco e capuz negro. Gestapo, KGB, CIA, PIDE, Brigada Social… O «santo ofício» de manter «a ordem» continuou a ser exercido, Deus não dorme.

1 Comment

  1. Falta acrescentar a Policia Judiciária. A esta devo o favor de, depois do 25 de Abri, ter-me encostado uma pistola ao peito enquanto invadia a minha casa. Será bom não esquecer que os pés de barro não desapareceram. CLV

Leave a Reply