EDITORIAL – UMA NOTÍCIA CURIOSA

Lemos no Observador que Mário Centeno (esse mesmo, o nosso ministro das finanças), terá sido sondado (usamos o termo que vem no título da notícia) para ocupar o lugar de presidente do eurogrupo, lugar que até agora tem sido exercido por Jeroen Dijsselbloem (cliquem no primeiro link abaixo), que estará mesmo de saída devido à fraquíssima votação obtida pelo seu partido nas recentes eleições holandesas, e em consequência deixar de ser ministro das finanças do seu país. O Observador cita o Expresso, que diz que a abordagem ao nosso ministro das finanças terá sido dos socialistas europeus.

Não será muito errado pensar que o convite, se alguma vez se concretizar, nunca terá o apoio da Alemanha e sobretudo do seu ministro das finanças Wolfgang Schäuble, que obviamente pretende manter uma mão de ferro sobre os países que integram a UE e sobretudo sobre os que aderiram à zona euro. Também será de esperar que António Costa, que julgamos ser um político astuto, nunca concordará com semelhante convite, até porque se apercebe que se trata de uma ratoeira para, por um lado desestabilizar o equilíbrio das finanças portuguesas afastando o seu principal responsável, que até tem conseguido algumas melhorias, e por outro lado usar Centeno como um cabeça de turco para aguentar o embate do governo alemão, desejoso de manter o resto da zona euro como uma quinta sua, que lhe dá um bom rendimento.

De qualquer, com convite ou sem ele, o fervilhar de boatos é sintomático de uma organização (para não lhe chamarmos coisas piores) a travessar uma crise grande, interna e externa, e que integra indivíduos com interesses que os levam a estarem prontos a tudo para a salvarem, embora ela seja um enorme carrego para o povo que habita os países que tem sujeitos.  O hipotético convite a Mário Centeno é disso mais um sintoma muito claro.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

http://observador.pt/2017/04/01/centeno-sondado-para-eurogrupo-mas-costa-nao-quer/

http://expresso.sapo.pt/politica/2017-04-01-Chefe-de-Estado-quer-Centeno-em-Portugal-em-vez-de-ir-para-o-Eurogrupo

2 Comments

  1. Embora não entenda o Frof. Centeno como a “maravilha fatal dos nossos dias” não esto a vê-lo como um “boy” ás ordens dos europeístas. Haja justiça. O seu “convite” só pode ser mais uma malandrice vinda dos “xuxas” europeus. CLV.

Leave a Reply