AS GRANDES ÓPERAS ROMÂNTICAS

Amanhã, dia 2 de Abril, iniciamos a publicação de uma série dedicada à ópera.

Começamos esta nova rubrica, que será colocada às 9:00, com um ciclo dedicado ao Romantismo italiano. Iniciaremos com O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini (1792.-1868). É o que se pode chamar uma ópera pré-romântica, marcando  a transição da ópera do século XVIII para o período entre 1830 e 1850 – sendo que alguns historiadores da música situam o movimento com parâmetros cronológicos mais dilatados . entre 1830 e 1900.

De resto, a classificação tem o seu quê de difusa, pelo que nos permitimos interpretá-la numa acepçáo histórico política, relacionando a produção operática com a evolução política do nacionalismo italiano. – começamos com a famosa ópera de Rossini,  encerrando-o com Turandot, obra que Puccini deixou inacabada e que foi terminada por um seu discípulo Franco Alfano em 1926.

Neste primeiro ciclo, começaremos, pois com – O Barbeiro de Sevilha (l barbiere di Siviglia), de Rossini, seguindo-se Norma, de Bellini. Nesta primeira série, avultará a obra de Verdi – as razões históricas que aduzimos justificam o destaque atribuído a um compositor cujo nome chegou a ser considerado um acrónimo – Vittorio Emanuele, Re d’Italia. Como dissemos num texto preliminar, a unificação italiana deveu-se a um imperativo cultural e à vontade maioritária dos povos da Península Itálica e não a uma prepotência de uma nação sobre nações vizinhas – como é o caso de Castela submetendo as nações vizinhas – Galiza, Catalunha, País Basco… e aculturando-as. Com a Prússia, dominando a Alemanha e com a Sérvia, fabricando uma Jugoslávia artificial.

One comment

  1. Paula Reis

    Estupendo!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: