QUE QUEREMOS ? por Luísa Lobão Moniz

Como é inevitável todos têm opinião sobre o que se passou em Torremolinos com um grupo de mil alunos do 12º ano, português.

Têm que ser punidos! É o que mais se ouve.

Foi surpresa para muitos pais que pensavam que esta viagem era organizada pela escola, por isso estavam descansados…

Porque se diz, então, que a escola é responsável pela indisciplina e agressividade entre os alunos? Parece, que afinal, a escola sabe como lidar com os seus alunos.

Parece que os pais ainda acreditam na escola, pois até estavam descansados…

Claro está que há casos que a escola não consegue resolver sozinha, porque os pais são negligentes e não vão à escola e, quando vão, é para ameaçar uma auxiliar ou um professor.

Pergunto como é que os pais não tinham conhecimento de quem era o responsável por aquela organização? A resposta é simples, negligência dos pais! Mas não chega dizer que foi por negligência, é preciso saber porque é que eles são negligentes. É bom que se repare que estes alunos não são filhos de famílias carenciadas. É preciso não esquecer que a indisciplina, a violência se instalam em todas as camadas sociais.

É preciso perguntar que responsáveis se lembraram de colocar mil alunos todos no mesmo hotel.

É mais prático, talvez, mas é uma insensatez, uma ignorância sobre o comportamento humano e, neste caso, sobre o comportamento dos adolescentes…

Não são vândalos, não são destituídos de regras sociais, são adolescentes que têm vivido a complacência de uma sociedade que não sabe educar na Cidadania.

Não vale a pena passar os dias a querer desculpar uns ou outros, mas sim pensar como se resolvem estes problemas de comportamento.

Liberdade quer dizer responsabilidade e, portanto, todos os envolvidos terão que ser responsáveis pelo que aconteceu e serem castigados conforme os actos praticados.

Há tanto tempo que estes comportamentos acontecem nas viagens de finalistas…

 Qual o objectivo das viagens de finalistas? Que programação fizeram para aqueles dias? Se calhar os alunos não pensaram nisso, mas para que servem os organizadores?

Fiquei chocada quando ouvi um adulto dizer que eles tinham que extravasar da tensão vivida durante o ano lectivo.

Extravasar da tensão vivida durante o ano lectivo?! Por acaso estiveram sujeitos a tensões inadequadas a quem está no 12º ano?

Nas redes sociais, no dia a dia familiar, televisivo, social, escolar deparamo-nos com alguma ignorância daqueles que educam.

Seria bom que a sociedade, no seu conjunto ou individualmente, fizesse uma introspecção para compreender como é cada um e, como somos nós nas nossas relações pessoais…

O que queremos?

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: