EDITORIAL: UM NOVO PRESIDENTE CHAMADO LENINE MORENO – por João Machado

Os estudantes de geografia sabem que o Equador é um país da América do Sul com cerca de 280 mil quilómetros quadrados de superfície, e uma população estimada em mais de 16 milhões de habitantes, na sua maioria descendentes de ameríndios. Foi uma colónia do reino espanhol desde o século XVI, até 1820, ano em que a Grande Colômbia se tornou independente, tendo à sua frente Símon Bolívar e Francisco de Paula Santander. Em 1830, o Equador tornou-se um país independente. Juan José Flores foi o seu primeiro presidente da república. Ao longo da sua vida, o Equador teve de fazer face a conflitos com os seus vizinhos mais poderosos, a Colômbia, o Brasil e o Peru. A integração dos ameríndios na vida nacional, em pé de igualdade, foi outro grande desafio. Em 2006, ocorreu  a eleição de Rafael Correa, candidato a partir de uma plataforma, Alianza Pais, formada na base da crítica à acção das elites tradicionais. Correa foi reeleito em 2009 e 2013. A sua acção levou a uma redução substancial da pobreza no país, e a uma revisão da dívida externa, assim como das condições em que era feita a exploração petrolífera. Há menos de um mês foi eleito um novo presidente, Lenine Moreno, também proposto pela Alianza Pais, que conseguiu derrotar Guillermo Lasso, candidato da direita.

Apesar das grandes dificuldades que têm tido de enfrentar, os equatorianos parecem querer continuar numa senda de progresso. Entretanto, o novo presidente terá de se defrontar com a conjuntura internacional e a hostilidade dos meios financeiros, cada vez menos abertos a políticas sociais e de igualdade. Lenine Moreno, paraplégico desde 1998, na sequência de um assalto, tem experiência governativa e já mostrou ser um homem com preocupações sociais, que quererá certamente continuar o trabalho de Correa. Adivinham-se tempos de confrontação, em moldes não muito diferentes dos que têm sido impostos em outros países, latino-americanos e não só.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/confirmada-vitoria-de-lenin-moreno-nas-presidenciais-do-equador_n993205

http://baraodeitarare.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1505:a-vitoria-no-equador-e-a-batalha-midia-na-america-latina&catid=12&Itemid=185

https://en.wikipedia.org/wiki/Len%C3%ADn_Moreno

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: