MPPM – NAKBA 69 – SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA – CASA DO ALENTEJO – SEGUNDA-FEIRA, 15 de MAIO – 18.30 HORAS

 

69 anos da Nakba (1948-2017)

Solidariedade com a Palestina

15 de Maio | 18.30 horas | Casa do Alentejo | Lisboa

Participe | Divulgue

 

Sete décadas após a resolução da ONU, criando dois Estados no território histórico da Palestina, o povo palestino continua à espera que se faça justiça e que a ‘comunidade internacional’ cumpra a sua promessa dum Estado Palestino independente. São sete décadas de massacres, de limpeza étnica, de perseguições, de ocupação, de muros, de expansão inexorável do Estado de Israel, através da força, da guerra, dos colonatos e da violação sistemática de inúmeras resoluções da ONU e da legalidade internacional. Sete décadas de prisões, de tortura e assassinatos.

Hoje há milhares de palestinos presos nos cárceres israelitas. A 17 de Abril, 1500 de entre eles iniciaram uma greve da fome colectiva, protestando contra a tortura, os maus tratos, a negação de cuidados médicos pelas autoridades de Israel e o uso generalizado das ‘detenções administrativas’, que prolongam a detenção de forma arbitrária, mesmo após o cumprimento das penas. O povo português conheceu perseguições e maus tratos semelhantes, durante a longa noite fascista. E conhece bem a importância da solidariedade internacional para com as vítimas da repressão. Os presos políticos palestinos necessitam hoje da nossa solidariedade.

Ao cumprirem-se 100 anos da Declaração de Balfour, que representou um marco nos planos de partilha e espoliação do Médio Oriente pelas potências ocidentais, a tragédia do povo palestino estende-se hoje a boa parte do Médio Oriente e zonas envolventes – da Síria ao Iémen, da Líbia ao Afeganistão – destruídas pelas sucessivas guerras e ingerências desencadeadas por Israel, pelas potências da NATO e pelos seus aliados regionais.

A 15 de Maio, no aniversário da catástrofe do povo palestino de 1948 (a Nakba), o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) organiza em Lisboa, na Casa do Alentejo, uma sessão de solidariedade com o povo palestino e a luta pelos seu direito inalienável a uma Pátria soberana e independente, com capital em Jerusalém, e que acolha o regresso dos milhões de refugiados palestinos ao seu país de origem. Uma sessão de solidariedade com os milhares de presos políticos palestinos, em luta pelos seus direitos. Uma sessão pela Paz na Palestina e em todo o Médio Oriente.

O MPPM apela à sua participação e à divulgação desta iniciativa!

A Direcção Nacional do MPPM

 

MPPM – MOVIMENTO PELOS DIREITOS DO POVO PALESTINO E PELA PAZ NO MÉDIO ORIENTE

Presidente da Assembleia Geral: Carlos Araújo Sequeira | Presidente da Direcção Nacional: Maria do Céu Guerra

Vice-Presidentes: Adel Sidarus, Carlos Almeida, Frei Bento Domingues

Presidente do Conselho Fiscal : Frederico Gama Carvalho

Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº | 1250-258 Lisboa | Portugal | Tel. 213 889 076

mppm.palestina@gmail.com | www.mppm-palestina.org | www.facebook.com/mppm.movimento.palestina

O MPPM é uma Organização Não Governamental acreditada pelo Comité das Nações Unidas para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino (Deliberação de 17 de Setembro de 2009)

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: