EDITORIAL: DEPOIS DO 13 DE MAIO…, OU A REEDIÇÃO DOS 3 EFES NUM SÓ DIA – por João Machado

 

Sábado passado, 13 de Maio, foi um dia vibrante em Portugal. Em Fátima com o papa Francisco a canonizar duas crianças, dois irmãos, a Jacinta e o Francisco Marto, nas comemorações do centenário das chamadas aparições da Virgem, com o campeonato de futebol nacional a encontrar o seu vencedor no meio das discussões habituais, e por último (last but not least) a vitória de Salvador Sobral no festival da Eurovisão. Terá sido coincidência os três efes, Fátima, Futebol e Festival, juntarem-se no mesmo dia. O signatário deste editorial não se recorda de ter ocorrido uma coincidência semelhante no tempo do Fado, Futebol e Fátima.

A concentração das atenções nos espectáculos oferecidos pela grande comunicação social foi inegável. Os católicos mais radicais não apreciarão que se considere como um simples espectáculo a transmissão do que se passou em Fátima, os adeptos benfiquistas mais fanáticos pensarão que se está a diminuir o valor da vitória das suas cores ao considerar-se que poderá servir para fazer com que os espectadores esqueçam as amarguras do seu quotidiano, e o próprio Salvador Sobral, que até nos pareceu uma pessoa inteligente e modesta, poderá vir a sentir-se injustiçado por quem considere excessivo o alarido à sua volta, e à volta do Festival da Canção.

Ao fim e ao cabo, muitos católicos criticam o peso excessivo da ICAR na vida portuguesa (e não só), e muitos apreciadores do futebol (entre os quais se inclui o signatário) pensam que é usado como um anestésico para os cidadãos não sentirem os atropelos de que são vítimas. Apesar do que têm sido os festivais da Eurovisão, cada vez mais fracos em termos musicais, vamos pedir que se considere o Salvador Sobral à parte, recordando a sua intervenção em prol dos refugiados, que lhe valeu uma chamada de atenção da direcção do festival. Vejam o vídeo abaixo, a seguir aos links para duas notícias que fazem prever uma continuação complicada para os assuntos que aqui procurámos abordar:

 

http://observador.pt/2017/05/15/vem-ai-a-eurovisao-que-comece-a-guerra-dos-pavilhoes-multiusos/

http://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/fc-porto-e-sporting-v%C3%A3o-querer-ganhar-a-qualquer-custo/ar-BBB9xRf?li=AA59KD&ocid=spartandhp

https://www.youtube.com/watch?v=R3BV8hd7LtI

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: