VENEZUELA: “NÃO VAMOS PACTUAR COM ELITES; ELAS NÃO VÃO IMPOR MODELO”, DIZ MINISTRO – por JÔNATAS CAMPOS

OBRIGADO A JÔNATAS CAMPOS, BRASIL DE FATO E CAMILO JOSEPH

25 de Maio de 2017

Elias Jaua ressalta que Maduro não teve opção, senão buscar saída constitucional para povo decidir qual caminho seguir

Presidente Nicolás Maduro durante encontro com seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, em 2015 / Carlos Rodríguez/Andes

  

“Não houve outra opção ao presidente da República, Nicolás Maduro, senão buscar uma saída constitucional que abra um amplo debate sobre a maneira como os venezuelanos querem viver”. A justificativa é do ministro Elias Jaua, que coordena o processo constituinte no país. Desde o 1º de maio, quando Maduro anunciou a convocação da Assembleia Popular Constituinte, a população do país tem debatido apaixonadamente a legitimidade e a importância do processo.

Se por um lado o tema jogou gasolina no discurso já inflamado da oposição, por outro, deu fôlego aos governistas ao trazer para a pauta política um tema de importância nacional. Enfrentando uma de suas mais graves crises políticas e econômicas, com protestos violentos praticamente de dois em dois dias, o governo Maduro tenta agradar as classes populares com a promessa de transformar em constitucionais as políticas públicas bem avaliadas pela população. No entanto, a oposição chama os venezuelanos a desconhecerem essa convocação.

Não se sabe quem vai ganhar o embate, mas no momento, o governo está apostando todas as fichas nesta Assembleia Nacional Constituinte, na esperança de sair da crise política e ganhar musculatura para os próximos embates eleitorais, que devem ocorrer já em dezembro, com as eleições regionais.

Continue a ler clicando em:

https://www.brasildefato.com.br/2017/05/25/venezuela-nao-vamos-pactuar-com-elites-e-eles-nao-vao-impor-modelo-diz-ministro/

1 Comment

  1. A sorte da Venezuela é que os ianques – muito felizmente – já não têm força para fazer mais do que desordens.CLV

Leave a Reply