CARTA DE VENEZA – ÊXODOS MODERNOS – por Vanessa Castagna

O aproximar-se do verão tem acentuado o mal-estar geral perante fluxos turísticos cada vez menos sustentáveis e, ao mesmo tempo, considerados indispensáveis para a sobrevivência económica de Veneza. Neste paradoxo, o suposto remédio parece antes um sorrateiro veneno que vai matando a cidade. E falar de Veneza hoje é falar de Lisboa, ou do Porto, que parecem ter enveredado por um caminho muito parecido.

Veneza está a perder 5-6 habitantes “residentes” por dia, sendo que a descida da população acelerou de forma considerável nos últimos meses e já está mais perto das 54.000 do que das 55.000 unidades. Um dos fenómenos relacionados com este dado é a progressiva transformação do centro histórico numa rede capilar de estruturas recetivas de variados géneros, do hotel de luxo ao alojamento bed&breakfast caseiro. O impacto de fenómenos como o Airbnb pode ser apreciado nesta imagem, que ilustra a oferta deste serviço em Veneza, mas que, por exemplo, não inclui outras situações como os apartamentos alugados com contratos turísticos:

 

A redução da quantidade e qualidade dos serviços destinados à população residente é evidente, a partir das especialidades disponíveis no único hospital do centro histórico (Ospedale Civile), passando pelos serviços educativos, com estabelecimentos de excelência a fecharem para aproveitamento das instalações para fins mais rentáveis, apenas para dar alguns exemplos.

E interrogamo-nos: quando a cidade se tiver tornado num verdadeiro parque temático, com poucos privilegiados ainda a viverem nela, e tiver perdido qualquer vestígio de autenticidade humana, o que poderá evocar ainda a palavra encantada que é Veneza?

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: