CARTA DE VENEZA – VENEZA, COM GENTILEZA – por Vanessa Castagna

Como o verão começou e a situação está mesmo escaldante, com a cidade abarrotada para além dos limites, vale a pena informar que finalmente vão ser tomadas medidas e que de forma sistemática se passará a aplicar coimas a quem passear em fato de banho pela cidade (200 euros), a quem comer sentado no chão na praça de São Marcos e arredores (200 euros), a quem deitar lixo no chão (100 euros cobrados na hora, com a possibilidade de pagar com multibanco aos agentes da polícia municipal). É rigorosamente proibido tomar banho no Grande Canal, sob pena de uma multa de 450 euros, bem como andar de bicicleta e dormir em sacos-cama na rua.

São estas as decisões deliberadas pelo Presidente da Câmara Luigi Brugnaro – e a serem formalizadas nas próximas semanas – com o intuito de afrontar comportamentos inaceitáveis numa cidade de arte, com uma fragilidade enorme e pouca sustentabilidade. Seria suficiente bom senso, porém a atual natureza massiva do fenómeno turístico e as implicações interculturais de fluxos tão variados faz com que as normas se tornem necessárias.

Se visitar Veneza, aposte na gentileza para com os seus moradores: circule sempre pela direita e não pare no meio da rua, nem no meio de uma ponte; ao apanhar transporte público, em especial um vaporetto, lembre-se que não é um meio de transporte turístico e a rapidez ao entrar e sair e uma ocupação eficiente do espaço vão contribuir para a pontualidade e o conforto de todos; privilegie lembranças de artesanato local, disponíveis para todos os bolsos, e evite comprar imitações “Made in China”; use roupa normal, o centro histórico de Veneza não é praia (se quiser tomar banho, vá ao Lido). Nunca se esqueça que “gentileza gera gentileza.”

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: