VENEZUELA – MAIS DE 11 MILHÕES PARTICIPAM DA SIMULAÇÃO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, de CAMILA RODRIGUES DA SILVA – UMA OBSERVAÇÃO DE CAMILO JOSEPH

OBRIGADO A CAMILA RODRIGUES DA SILVA, BRASIL DE FATO E CAMILO JOSEPH

Venezuela: Mais de 11 milhões participam da simulação da Assembleia Constituinte

Resultado parcial foi divulgado na manhã desta segunda (17) e supera participantes do plebiscito contra Maduro

Camila Rodrigues da Silva

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela), 17 de Julho de 2017 às 13:44

Chavistas em frente ao Liceo Andrés Bello, na praça Carabobo, em Caracas / Camila Rodrigues da Silva

Votar foi a forma de opositores e apoiadores do chavismo se posicionarem politicamente no último domingo (16), num dia que foi visto como decisivo para a estabilidade do governo de Nicolás Maduro. Numericamente, os favoráveis à manutenção do governo eleito foram maioria: mais de 11 milhões de venezuelanos participaram da simulação da Assembleia Nacional Constituinte que está marcada para dia 30 deste mês, segundo informações parciais do Comando de Campanha Zamora, que atua com o pleito da Constituinte. O Consejo Nacional Electoral (CNE), que audita as eleições na Venezuela, deve confirmar o resultado na tarde desta segunda (17).

Paralelamente, 7 milhões de pessoas votaram no plebiscito simbólico — e considerado inconstitucional— chamado pela oposição.

Nenhuma das duas votações podem ser consideradas representativas do total da população: em uma divisão que lembra muito a disputa brasileira “coxinhas vs. mortadelas”, os cidadãos participaram somente do processo eleitoral de seu próprio grupo político — e, por isso, 98,4% dos 6.387.854 participantes do plebiscito do grupo da direita rejeitaram a formação da Assembleia Constituinte.

Ao contrário do clima de tensão propagado pelas agências internacionais, as ruas de Caracas estavam muito tranquilas: em um dia quente e muito ensolarado, famílias inteiras passeavam pelo centro da capital com suas crianças — coincidentemente, a data era o terceiro domingo de julho, quando se comemora o dia delas aqui no país.

A reportagem visitou dois espaços distintos: o bairro Savana Grande, onde havia um movimentado ponto de votação do plebiscito; e a região da Praça Carabobo, onde ocorria a simulação da Assembleia Constituinte no Liceo Andrés Bello e, a menos de uma quadra, outro ponto de votação do plebiscito. Todos estavam lotados, mas em nenhum momento foi possível notar hostilidade entre os grupos. Pelo contrário: tanto chavistas quanto opositores abordaram a reportagem para exaltar o quão importante era aquele momento para a democracia venezuelana.

No entanto, o Ministério Público informou que duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas durante a votação do plebiscito informal no bairro de Cátia, subúrbio do oeste de Caracas. A oposição venezuelana acusa grupos paramilitares governistas, mas ainda não há informações oficiais de quem foram os causadores do ataque.

Continue a ler clicando em:

https://www.brasildefato.com.br/2017/07/17/venezuela-mais-de-11-milhoes-participam-da-simulacao-da-assembleia-constituinte/

 

Uma observação de Camilo Joseph

Os dados na matéria destacados pela jornalista do BDF infelizmente reproduzem “em parte” os argumentos falsos colocados pela oposição. Ou seja, a oposição diz que teve:  6.387.854 de votantes, bom a questão é:

a) Como comprovar realmente que esse número é verdadeiro, quem valida cientificamente esse fato

b) Como comprovar que ninguém voto mais de uma vez

c) Quem certifica os resultados, pois eles queimaram ao final todos os papeis da votação de forma que não existem provas para comprovar a fraude

d) Se o processo oposicionista fosse sério no mínimo teriam que dizer quantos votaram SI  quantos NÂO.

e) Todos os titulares dos principais jornais dizem a mesma coisa: VENEZUELA A OPOSIÇÃO E O POVO VOTOU CONTRA A ASAMBLEIA NACIONAL CONSTITUYENTE DE MADURO!!!!! e o mais triste algumas se arriscam a dar dados e números QUE NÃO TEM COMO COMPROVAR E MUITO MENOS COMO ARGUMENTAR, repito a própria oposição no final queimou todos os papeis, porque sera???

f) Tudo é pura mentira e falsidade ok!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A realidade é que o CHAVISMO DEU UMA ZURRA DE DEMOCRACIA E PAZ A OPOSIÇÃO VIOLENTA DA VENEZUELA.

E QUE A OPOSIÇÃO PERDEU MAIS DE 5 MILHOES DE VOTOS, POIS MUITOS OPOSITORES PARTICIPARAM DO SIMULACRO DE VOTAÇÃO CONVOCADO PELO CHAVISMO, EM BREVE O CNE DA VENEZUELA SOLTARA OS DADOS.

Camilo

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: