CARTA DE VENEZA – HOMENAGEM A EMILIO VEDOVA – por Vanessa Castagna

 

Um dos pintores venezianos mais interessantes do século XX, Emilio Vedova (1919-2006) acaba de ter um emblemático reconhecimento junto de uma das instituições onde operou, na sua própria cidade. O Museu das Galerias da Academia apresenta agora um espaço de representação com vista para a Ponte da Academia onde se pode apreciar a obra Immagine del Tempo 1957-T, por cortesia da Fondazione Emilio e Annabianca Vedova, precisamente no local que era o pequeno gabinete do artista. Prevê-se que futuramente outra obra do artista, Scontro di situazioni, possa ser colocada no percurso de visita das instalações do mesmo museu.

Emilio Vedova, artista engajado e muito ativo em várias frentes, ensinou pintura na Academia de Belas Artes de Veneza entre 1975 e 1985 e na sua atividade de ensino destacou-se pela sua personalidade arrebatadora e pela lucidez interpretativa. O espaço que lhe é dedicado e que se destinará a reuniões institucionais encontra-se na ex-igreja da Caridade, por cima do espaço onde o mestre lecionava, e o acesso realiza-se por uma pequena porta localizada numa sala do rés de chão, subindo as escadas. A decoração do espaço foi cuidada em todos os pormenores.

Não muito longe do museu, encontra-se a sede da fundação dedicada ao artista e à esposa e instituída pelos mesmos a fim de valorizar a arte e o trabalho do mestre (http://www.fondazionevedova.org/). A fundação conta com dois espaços expositivos permanentes para as obras de Emilio Vedova (os chamados Magazzino del Sale 266 – realizado a partir de um projeto do conhecido arquiteto Renzo Piano – e Ex Studio Vedova): são espaços dotados de tecnologias modernas para a conservação e apreciação das obras de arte, abertos à produção de artistas do mundo inteiro de modo a fomentar um diálogo fértil com as obras do artista veneziano.

Leave a Reply