CARTA DE BRAGA – OS CENTENOS E A PALAVRA! – por ANTÓNIO OLIVEIRA

 

Na passada semana prevaleceram e contaram-se centenos, muitos, admirados, criticados, elogiados, temidos, invejados – sei lá quantos adjectivos ainda poderia usar aqui! – a ver pelos jornais, blogs, faces, tweets, remorsos, risos arreganhados mas arrependidos de ex-qualquercoisas, comentadeiros, opinadeiros e outros abencerragens saudosos de suas Granadas!

Uma semana onde os afectos perderam brilho – voltaram de imediato as selfies e os cortes, agora de barba – e outros começaram a procurar empregos mas com boas mordomias, pois a vida não está fácil.

E depois temos os despenteados, ou muito penteados, com ou sem laivos dourados, nos dois lados da piscina, a fazerem o serviço nas ventoinhas, a lixarem meio mundo e o outro meio a querer saber quando a coisa também lhe poderá cair em cima, que isto não vai ficar por aqui, por ser assunto onde não contam troikas nem austeridades!

Mas é uma área onde mais se nota a interacção entre o homem e os media, contando aqui mesmo os que só lêem telemóveis, aliás a mais importante consequência da transformação mediática a que estamos a assistir.

O problema é conseguir explicar com justeza, quais os alvos a abater neste combate – feito em público e na coisa pública – pelo domínio da atenção das gentes, quando a mercadoria para entregar tem pouca ou nenhuma importância!

George Steiner afirmou um dia que a palavra se torna cada vez mais em legenda da imagem, mas haver também mais outras e muitas áreas do mundo dos factos e do vivido, situados fora da descrição verbal ou dos comentários.

Tudo leva a crer (ou a temer!) estarmos a assistir à fragilização da função e do papel da palavra como suporte e garantia do sentido das coisas, mas a arrastar também nessa míngua, os valores e a bondade de uma cultura clássica.

Os centenos até vieram aprofundar essa sensação, que ainda se vai acentuar, mas com outros intervenientes!

 

António M. Oliveira

 

Não respeito as normas que o Acordo Ortográfico me quer impor

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

One comment

  1. Maria Mamede

    Obrigada Amigo António Oliveira.Gosto da sua escrita e da sua maneira de ver o mundo e as situações.
    Grande abraço.
    Maria Mamede

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: