CARTA DE VENEZA – NUMERUS CLAUSUS PARA O CARNAVAL – por Vanessa Castagna

 

Nas últimas décadas a tradição do Carnaval parece ter-se restabelecido como momento icónico da vida de Veneza e tem-se tornado perigosamente atrativa para os apaixonados da quadra de todo o mundo. Cruzando-se com a redução progressiva de moradores, este ano essa tendência levou ao paradoxo de haver mais curiosos do que residentes na cidade, com uns 70 000 visitantes no fim de semana. Para atenuar a dificuldade na circulação, decidiu-se instaurar um sistema temporário de sentidos únicos no centro histórico, enquanto algumas calli ficaram fechadas ao trânsito, de modo a poder orientar os fluxos.

O acesso à Praça de São Marcos esteve controlado em cinco pontos de entrada, sob o olhar atento de 200 câmaras de vigilância ligadas a 4 ecrãs, que transmitiam em tempo real as imagens aos responsáveis da segurança, e um forte aparato policial para atuar medidas adequadas. Pela primeira vez, por motivos de segurança, foi imposto o numerus clausus na Praça, limitando-se a 20 000 os espetadores (aproximadamente metade dos do ano passado) que puderam assistir ao célebre voo do anjo que abriu as celebrações do Carnaval. O numerus clausus adotado este ano visa, em especial, desencorajar a chegada de pessoas que vão a Veneza e voltam para casa no mesmo dia, a favor dos hóspedes alojados no centro histórico.

Som sombra de dúvida, é um Carnaval muito diferente do que alguns jovens tentaram revitalizar há poucas décadas simplesmente atirando farinha uns aos outros na Praça de São Marcos, depois de décadas de desinteresse geral por esta tradição que, pelo contrário, agora é reconhecida mundialmente como um momento marcante da vida cultural veneziana.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: