NESTE DIA, 9 de FEVEREIRO… em 1909, nasceu a cantora e actriz Carmen Miranda – por Carlos Loures

 

(1909 – 1955)

Maria do Carmo Miranda da Cunha,  conhecida como Carmen Miranda, nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada, concelho de Marco de Canaveses, em Portugal, vindo a morrer em Beverly Hills, Los Angeles, nos Estados Unidos, em 5 de agosto de 1955. Embora tendo nascido em Portugal, foi no Brasil que se tornou numa das mais famosas estrelas da sua época. Com apenas vinte anos, em 1929, gravou o primeiro álbum com o compositor Josué de Barros. A gravação de Ta-hí (Pra Você Gostar De Mim), samba-canção composto por Joubert de Carvalho, conduziu-a ao topo da fama no Brasil e foi mesmo considerada a principal intérprete do samba na década de 1930, sendo a primeira cantora a assinar um contrato com uma emissora de rádio.

A sua carreira prosseguiu nos Estados Unidos onde, nas décadas de 1930 e 1950, manteve uma meteórica carreira de artista cinematográfica, com grande sucesso também na rádio, no teatro ligeiro e na televisão. Carmen Miranda foi a primeira artista latino-americana a ser convidada a imprimir as mãos e os pés no pátio do Grauman’s Chinese Theatre (1941). Foi a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama. Do movimento da Tropicália ao cinema, Carmen Miranda teria uma visibilidade e uma influência inegável na cultura brasileira,. Em 20 anos de carreira, gravou 313 discos, (279 no Brasil e 34 nos Estados Unidos). Um museu em sua homenagem foi criado no Rio de Janeiro. A sua biografia foi tema de estudos e de documentários cinematográficos, como é o caso de Carmen Miranda: Bananas is my Business, realizado em 1995 por Helena Solberg; no cruzamento da Hollywood Boulevard com a Orange Drive, em frente ao Teatro Chinês de Hollywood foi aberta em 1998 a “Carmen Miranda Square”. A “Brazilian Bombshell”, tornou-se famosa quer pelo exotismo das suas interpretações, quer pelos seus figurinos onde se destacava o chapéu com frutas tropicais, a sua imagem de marca.

No cinema, os filmes sonoros eram uma novidade e a sua voz inconfundível consolidou o seu sucesso no mundo da sétima arte. Carmen Miranda participou em cinco filmes musicais estreados por essa época. A sua imagem como baiana pegou-se-lhe à pele. Foi assim que apareceu no filme Banana da Terra, dirigido por Ruy Costa. O musical apresentava clássicos como O que é que a baiana tem?, de Dorival Caymmi, lançando este grande compositor no cinema. O produtor da Broadway, Lee Shubert, ainda em 1939, ofereceu a Carmen Miranda um contrato de oito semanas para integrar o elenco de The Streets of Paris.

Foi já em 1940 que se estreou no no cinema norte-americano no filme Serenata Tropical, ao lado de dois consagrados: Don Ameche e Betty Grable. Nesse mesmo ano, Carmen Miranda foi eleita a terceira personalidade mais popular nos Estados Unidos, e  convidada a actuar para o presidente Franklin Roosevelt na Casa Branca. De 1940 a 1950, interpretou catorze filmes nos Estados Unidos, nove dos quais na 20th Century Fox.

Embora aclamada como uma artista talentosa, a sua popularidade diminuiu após a  Segunda Guerra Mundial. O estereótipo que criou, com base no exotismo das suas interpretações, nos figurinos extravagantes, colou-se-lhe à pele e ofuscou o seu real talento. Ou seja, Carmen Miranda tornou-se refém desse exotismo, da imagem que criou e a conduziu ao topo da fama. Falharam as suas tentativas para fugir ao estereótipo que viciou a sua relação com realizadores, produtores e com o próprio público. No Brasil apontava-se-lhe o carácter redutor que a sua figura representava para a cultura nacional – um ícone do tropicalismo latino-americano. Prisioneira nessa gaiola de ave canora e colorida que ela própria construiu, sentiu o peso de uma fama que limitou a expansão do seu real talento. Pese embora esta mágoa, Carmen Miranda, foi a mais internacional das figuras da música brasileira do século XX. Nasceu em Portugal, faz hoje 109 anos.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: